Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 8 de janeiro de 2017

A ignomínia do cárcere!

Sobre este tema como referência os épicos Papillon e Alcatraz!

Porque os conceitos libertários da Carta Magna foram editados sob a orientação de políticos ex-presidiários. “Essa assertiva  ouvi em entrevista da boca de alguns deles”.


Sobre este tema como referência os épicos Papillon e Alcatraz e ainda a história trágica do presídio da Ilha Anchieta. Dentre eles Alcatraz e Anchieta visitei. O filme do presídio da Guiana Francesa, assisti por recomendação didática na Academia!
Vou mais além, porque  em 1979, por mais de um ano comandei a guarda externa da Cadeia Pública de São José do Rio Preto. Ela abrigava 140 presos, apinhados em mais de 15 por sela. Uma vida indigna a qualquer animal, nos zoológicos, certamente eles tem mais conforto.
Esta experiência, deu-me a oportunidade da atuação na rebelião liderada pelo preso Paraná que ao se deslocar de São Paulo a Rio Preto para depor, foi encarcerado separadamente com outros em ambiente restrito. Ele conseguiu sair do xadrez e liderar os 25 detentos da ala superior. Eles arrombaram  as dependências da Divisão de Investigações Gerais (DIG) e por 48 horas o episódio foi notícia, Brasil afora, pois  de armas em punho e ameaçaram um carcereiro, refém!
Paraná tinha um ficha criminal que contava com três homicídios, incluindo aí um Policial Militar. Depois de afrontar seguidamente a segurança, desencadeamos um plano por mim sugerido ao Comandante de fogo intenso em horário pré-determinado, partido de seis pontos. Deu certo, após uns 10 minutos os presos líderes foram presos. Os presos não sublevados expuseram em seguida - bandeira branca no portão. A solução deu-se sem um arranhão em ninguém. Deram e demos sorte, pois a polícia não existe para matar e sim apenas conter. Às vezes o fato morte decorre do embate. Neste caso zero morte, assim como lesões!
Nos últimos acontecimentos, difícil o conhecer dos fatos...vergonhosa a situação narrada que se alastra nordeste afora e  pior que ela, aconteceu em São Paulo em 2005, com o embate de rua, onde sessenta servidores públicos foram sacrificados por marginais.
O Ministro da Justiça apresentou plano emergencial de construção de presídios, mais importante que isso é a reformulação da legislação e a conduta dos agentes públicos, desde o judiciário aos da administração dos presídios  - porque os conceitos libertários da Carta Magna foram editados sob a orientação de políticos  ex-presidiários. “Essa assertiva  ouvi em entrevista da boca de alguns deles”.
Reformulemos conceitos e teremos uma chance, sem isso .... há o terreno movediço da distorção de rumos que nos levaram a esta situação  abjeta e ignominiosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário