Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 15 de janeiro de 2017

Em Brasilia,enquanto Policial Militar!

Deu aquele friozinho na barriga. 

Esclarecido sobre o que era – se é usual e norma da casa, vejo que é melhor pagar. Sem braveza, fui atendido. 

Ingressamos na Polícia Militar do Distrito Federal em dez paulistas, oriundos do Batalhão da Guarda Presidencial:  Álvaro, Xavier, Dascânio,  Camargo, Dias, Pelicério, Tinazi, Perin,  Cruz, José Miguel, os dois últimos já falecidos e Perin. Todos interioranos da região norte do Estado de São Paulo  de Franca a São José do Rio Preto.  Destes, cinco permaneceram  em Taguatinga, na Unidade Escola, empregados que foram:  um na  administração, dois  garçons e dois  caldeireiros, em serviço de apoio no refeitório.
No meu caso fui Caldeireiro e auxiliar de cozinha, onde trabalhei por um ano e meio. Em dias alternados, às 5 horas já estava aquecendo a máquina para o café para mais de duzentas pessoas, sob minha exclusiva responsabilidade.
Não sentimos  diferença, entre a organização e disciplina experimentada no Exército. Um fato que chamou a atenção, foi a primeira ocorrência, uma desordem com agressões, em uma   festa num colégio para qual seguimos de caminhão. Deu aquele friozinho na barriga. Tínhamos experiência militar, mas jamais havia deparado com a possibilidade de confronto. Ao chegar os ânimos tinha serenado. Chamou polícia eles  se acalmavam...Naquele tempo!?
Fato grave mesmo,  foi  o de um policial oriundo do Rio de Janeiro que não sendo sorteado para o lote de casas...surtou. Ele adentrou  no alojamento por voltas das vinte e três horas, aos gritos – jogou a escrivaninha de encontro ao forro e começou a quebrar os beliches, derrubando  quem neles estava. Saltei os armários e fui para o pátio de onde pude assistir o Tenente Oficial de Dia vindo: eles se encontraram na porta – ele pesava 105 Kg e jogava bola, o Tenente  jovem e magrinho, imaginei a cena. Na verdade o oficial caiu sobre ele, as praças acorreram e o amarraram numa pilastra, mas ele se soltou da corda e de posse de um revólver   fez vários disparos, neste momento muitos foram para um prédio distante, inclusive eu. Momentos após, seu corpo estava estendido no chão. Uma experiência dolorosa que muito nos entristeceu. Com boa agilidade, nos raxas, na convivência diária era extrovertido e solícito. Uma pena...Por remanejamento de efetivo, após dois anos  fui para o Plano Piloto, no 1º. BPM/M, onde trabalhei uns três meses no Policiamento Ostensivo e Guarda nas Embaixadas. Uma noite, no policiamento próximo a Rodoviária um altercação numa boate sobre consumação  – o que é isto? Fiquei sem saber:  o porteiro bravo queria receber, enquanto o cliente se recusava pagar. Esclarecido sobre o que era – se é usual e norma da casa, vejo que é melhor pagar. Sem brabeza, fui atendido. Esta foi minha primeira interferência  no policiamento urbano.  Por estudar, voltei para o apoio ao refeitório, agora responsável pela limpeza de amplo refeitório e auxiliar de cozinha,  servia as refeições e ajudava no preparo de saladas e o mais que tinha na rotina da cozinha.
Certa noite, armado me envolvi com dois indivíduos que urinavam defronte a casa da namorada. Um deles, ante a admoestação sacou de uma peixeira e apesar do primeiro disparo estacou, mas não recuou...ante a viagem marcada para o segundo exame na Força Pública de São Paulo, no sábado seguinte, um fleche passou no pensar e a mão foi um pouquinho para a direita. Dois investigadores, num aniversário de criança na casa ao lado me ajudaram na prisão. Estava com a mão esquerda ferida, mas não havia sinal do segundo projetil. Na investigação social para ingresso  em São Paulo, constei  o relato verdadeiro da ocorrência. No dia 10 de setembro publicou minha baixa, sem saber o resultado da investigação. Queria vir para perto da família. No dia 18, a grata confirmação no Departamento de Alistamento: recruta você esta atrasado para incorporar. O graduado com quem deixei o telefone para o favor do aviso, entrara de férias. Felizmente a ocorrência não me prejudicou, mesmo com a sua averiguação. Incorporei na mesma data.Um testemunho de época tempestuosa, vibrante,  de muito esforço e desprendimento.  Agradeço meu pai, familiares e todas as pessoas de bom coração e forte pensar,  exemplos de vida que sempre me incentivaram e foram muitas! Fica aqui o meu tchau ao Distrito Federal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário