Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 2 de maio de 2017

Autoestima cidadã em baixa!

Os da terra estão decepcionados, envergonhados de serem brasileiros.

 Pelo  imiscuir do interesse particular ao público, dando prioridade ao primeiro, mancomunados  empresários e governantes em diversas instâncias de poder.

Pesquisa da última semana registrou que os da terra estão decepcionados, envergonhados de serem brasileiros. A reação negativa deve-se pelas atitudes dos governantes e empresários com a constatação  da desenfreada corrupção. Se em 2010 tivemos um pique de otimismo  quando  apenas 7%  tinha avaliação depreciativa, desta feita foram 34%, que se envergonharam, o maior índice já registrado.
Um tema delicado para minha biografia de militar, esportista e advogado. Eles foram vividos  com o otimismo de quem sempre acreditou no amanhã. Caboclinho na infância, assimilei o encanto do amanhecer ao compartilhar com os animais domésticos e a passarada na mata ao derredor da moradia simples - de barro as paredes, sendo  de terra  batida, o piso. Ele ficava fresquinho depois de ser cuidadosa e mesmo carinhosamente varrido.
Difícil ver as novas gerações viverem este momento da máxima negatividade fluir do âmago do cidadão. Evidente que o indivíduo brasileiro ante as possibilidades futuras do país pela sua grandeza e diversidade biofísica,  acredite  no seu  futuro . Com certeza  o resultado da pesquisa publicado pelo jornal a Folha de São Paulo, envolva o lado cidadão que espera muito mais destes políticos que aí estão há 30 anos no poder da Nação. De que adiantou os 20 anos de luta na clandestinidade?
O desenlace após conciliação pela lei da anistia criou uma expectativa positiva de que  seria esta a época de   nos consolidarmos como  país, face a  riqueza incomensurável do Brasil, sob diversos aspectos, principalmente os naturais.
Depreende-se das pesquisas e outras análises do momento vivido  que a grandeza e riqueza não nos bastou, pois nos perdemos no conflito das ideias mundiais. Despersonalizados e de caráter frágil, nossos líderes inverteram os valores, fazendo do poder uma fonte de massagear  egos, seja pelo exercício dele como salvadores da pátria ou pelo  imiscuir o interesse particular ao público, dando prioridade ao primeiro, mancomunados empresários e homens públicos em diversas instâncias de poder.
Envergonhados e frustrados manifestaram-se os entrevistados. Lamentável registro principalmente quanto a responsabilidade  ética inerente ao exercício do poder.
Mudemos agora para dar uma chance às novas gerações. Cidadãos brasileiros, não deixem de participar ordeiramente para se antepor aos algozes destes tempos – os apaniguados do poder, sanguessugas da nação que viveram de uma politicagem rasteira e desavergonhada nestes últimos tempos! São dezessete mil sindicatos no país, 33 partidos, há desacertos a serem revistos por todos lados. Que se efetivem as reformas necessárias! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário