Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Paradoxo - liberdade pela queda do Presidente!

Não bastasse esta excrecência, são reconhecidas várias mazelas.

Muitíssimos interesses envolvidos que os detentores do poder a treze anos, não quiseram e nem querem que mexam com eles. A pretensão era o Estado a serviço deles com a perpetuação no poder por anos a fio.


Estranha a delação de Joesley, num momento em que Michel Temer mostrava ter força para promover  as reformas programadas, como a Trabalhista e da Previdência já em andamento avançado e apoiadas por muitos. Aliás, reformar a estrutura político-administrativa do país, todos sabemos é urgente, pois o veio paranoico dos constituintes de 1988, criou distorções que muito mal fez ao povo brasileiro. Onde reside sua maior falha? Na demasiada proteção ao indivíduo, nela contido. Daí consignar um excesso de direitos e poucos deveres aos cidadãos brasileiros.
Ela chega neste momento com aproximada meia centena de emendas, uma colcha de retalhos remendada à guisa do oportunismo dos mandatários de plantão. Extensa, prolixa e por isso foi criticada desde sua edição. Desta forma, a lei penal por exemplo se debateu com o Estatuto da Criança e do Adolescente pelo qual, o individuo até os 18 anos é inimputável. Pratique o crime que for, ao completar 18 anos, terá ficha limpa, isto só para dar um exemplo.
Não bastasse esta excrecência, são reconhecidas várias mazelas no exercício da política e de algumas funções públicas de carreira, onde imperam privilégios de toda ordem. As leis trabalhistas por sua vez,  tem seus fundamentos na década de 40 do século passado, sendo obsoletas e prejudiciais à relação trabalhador/empregador, assim como caduca está a da previdência. O ordenamento político e de algumas categorias de servidores públicos deve igualmente ser reformado.
Muitíssimos interesses envolvidos que os detentores do poder a treze anos, não quiseram e nem querem que mexam com eles. A pretensão era o Estado a serviço deles com a perpetuação no poder por anos a fio. Com um sistema corroído pela corrupção e aproveitando-se disso para o enriquecimento pessoal, não pretendiam mover uma palha em reformas. Assumiram em 2002 e queriam o “ad eternum”, para sempre!
Assim surgiu a figura de quem mais se beneficiou, via Estado e numa engenhosa operação o Senhor Joesley e família põe fogo no país e voa para os EUA. A resistência da Casa Legislativa se deu conforme a lógica que a política permitiu aos Deputados e não podia ser diferente. Com o voto de uma maioria, justificado na tribuna, sendo que a maioria disse querer investigação  sem secção no poder neste momento. Cada qual aprovou o relatório para que não houvesse a denúncia do Presidente, a cautela com as coisas do país prevaleceu, pois reformá-lo é imperioso.
A oportunidade para que os destituídos há um ano retornassem às ruas – “o pior que poderia acontecer, neste momento”. Prisão a Joesley e a todos que merecerem. Que as reformas sejam implantadas para  o emergir de um país melhor para as futuras gerações. Já houve alteração na  Educação, a Reforma Trabalhista; a mudança quanto a postura no relacionamento externo, sem o viés essencialmente político de esquerda, como procediam.

A economia dá mostra de melhora. Até 2018 com o povo nas urnas para a escolha de novos mandatários e novos rumos ao Brasil! Juízo ao mandatários atuais, os eleitores merecem atitudes sábias, coerentes e honestas. A sorte está lançada, estejamos atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário