Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Copa, polêmicas simulações!

 O árbitro de vídeo foi implantado, sendo muitos erros corrigidos

A polêmica foi grande e aumentou quando no dia seguinte atletas ingleses também simularam, havendo uma grotesca queda dentro da área com o intuito de conseguir a anotação de pênalti

Diziam antigos colonos nas terras de Batatais que teve seu filho Zeca Lopes na Copa do Mundo de 1936, sobre os perrengues que passavam os árbitros nos jogos entre fazendas. Naquele tempo começava no braço e terminava com  tiros para todo lado! Via de regra por algum erro no apito ou mesmo pontapé de atleta valentão. No profissional,de propósito e sem disputa de bola o tempo passou, o árbitro de vídeo foi implantado, sendo  muitos erros corrigidos, mas a simulação continua a por o árbitros em dúvida do que realmente aconteceu no lance, dificultando sobremaneira a decisão deles. A conduta possou a ser antiética.
Dia 22 último, Neymar sofreu 10 faltas, num jogo intrincado contra a Costa Rica,  decidido nos minutos finais quando o Brasil marcou dois gols.  O falatório sobre  as atitudes do astro maior do escrete brasileiro  foi geral , devido a gestos espalhafatosos quando atingido que muitos reputam negativos por tentar induzir o árbitro a erro, quer seja ao marcar faltas ou dar cartões e mesmo ao expulsar o pretenso agressor.
Um jogo duríssimo, decidido ao final cujo empate deixava o escrete canarinho em difícil situação para a última rodada da fase de grupos. A vitória foi importantíssima, pois possibilitou jogar por um empate contra a Sérvia. 
Classificado veio o México com uma gana em nível máximo de mandar seu rival de retorno ao Brasil, o que não aconteceu. Com uma atuação esplendorosa Neymar anotou um gol e participou da jogada do outro, entretanto lá pelas tantas caiu fora do campo quando sofreu um pisão de propósito e sem disputa da bola, do  mexicano Salsedo . Aí rolou e rolou, uma reação intensa julgada desproporcional e condenada pelo Técnico Osório que na coletiva a citou como conduta negativa do atleta brasileiro.
A polêmica foi grande e aumentou quando no dia seguinte atletas ingleses também simularam, havendo uma grotesca queda dentro da área com o intuito de conseguir a anotação de pênalti, por um grandalhão que foi viralizada na internet   por serem o país do fair-play.
Como o lance está fora da apreciação do Árbitro de Vídeo, a não ser que haja dúvida se foi  realmente pênalti ou não, nada aconteceu com atleta da inconveniente conduta, entretanto não faltaram críticas intensas no mundo inteiro, aos Britânicos, porque houveram vários lances de menor importância em que ludibriar a arbitragem foi a intenção deles, ao estar vencendo o jogo.
A cultura da simulação é centenária. Pelé por exemplo era tido como astucioso no revidar às agressões que sofria, pois esperava com paciência o momento  do revide sem que o árbitro percebesse pelo ângulo da agressão ou mesmo da distância do árbitro e foram muitas em jogos decisivos.
Simulações há um tempo ficavam por    conta da astúcia, hoje querem taxá-la de mau caráter.  Consequentemente os Ingleses se viram em maus lençóis. A atitude de Neymar de rolar freneticamente, foi   amenizada porque o pizão do mexicano foi horrível, posto que: sem bola e fora de campo, merecia ter ido para o chuveiro. Ainda bem que foram para casa. Vamos ver amanhã contra a Bélgica quem será o vencedor, com ou sem simulação. 
Copa do Mundo a essência do futebol em todos os tempos. Quanto aos erros de arbitragem foram reduzidos. Se houvesse o VAR lá trás, a Argentina só teria um título, pois o de mão de Maradona seria facilmente anulado pelo árbitro de vídeo.
Viva a Seleção que tem o mais brilhante grupo de jogadores.  Se vai ser campeã ninguém sabe ou pode afirmar, pois no futebol o imponderável acontece, imaginam os russos.? Sorte deles que o futebol seja assim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário