Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 15 de julho de 2018

Neymar, uma Copa a se esquecer!

Também de  técnicos de renome, todos condenando a atitude.

A conduta “cai, cai” já não é tão tolerada assim, pois ganhou massa muscular e seu uso reiterado para levar vantagem no apito, pegou muito mal, sendo alvo de chacota mundo afora!



Quando abordamos temas genéricos envoltos pelos aspectos políticos e sociais, torna-se mais fácil a expressão do pensamento, este é o perfil dos assuntos preferidos, entretanto por efervescente o vinculado ao título, difícil de não me ver tentado a abordá-lo.
Ao fazê-lo, expresso que a cultura da família impingia a mim e irmãos a conduta: “não provoque ninguém, provocado – reaja”. Tive um porte médio e alguma força, por isso a mim não justificava não reagir. Ante a algumas atitudes,  dispensáveis a descrição, tive que reagir, face ao conhecimento do genitor do insulto. Esta essa cultura, mais o aprendisado  de dois anos de seminário, permitiu-me convivência por dez anos em alojamentos, sem maiores atritos, não provocava ninguém.
O introito, leva ao leitor numa antecipação da conclusão que o respeito e consideração individual ao próximo, torna-se uma pérola que fortalece o interior e imagem de quem o prática no meio que convive, rendendo frutos inimagináveis.  
Minha formação eclética, desde a tenra idade a volta do genitor e as inúmeras atividades que trabalhei dos quatorze  aos dezenove anos, somada a formação acadêmica militar, a Educação Física; o Direito as quais exerci por longo período, permite-me análise de pronto de condutas desnecessárias que somadas prejudicam seus autores.
Ao ver o versátil atleta em seu nascedouro dar um chapeuzinho no jogador Chicão, já prostrado de joelho, além do árbitro já ter marcado a falta – lembrei-me da observação; “não provoque”. Naquele final de semana muitas foram as observações de comentaristas; também de  técnicos de renome, todos condenando a atitude.
Ao assistir, parte do jogo Barcelona x Paris San Germain, em que o time francês perdeu de 6x2. No meu simples avaliar: Neymar usou de seu prestígio internacional para conseguir um pênalti, quando podia saltar o atleta prostrado ao chão e nele tropeçou. Ao final do jogo levou a bola para onde melhor bate falta, esperou um toque do adversário, e mais uma falta duvidosa a seu favor, conseguindo o gol. Assim foi o protagonista indiscutível da classificação. 
Na Copa foi diferente, com o infortúnio da contusão Neymar perdeu o “time” se desconcentrou e voltou temeroso. Cassado, defendeu-se num “cai, cai”, no primeiro jogo, pouco jogando. No segundo da mesma forma, porém fez um gol no finalzinho que nos deu um pequeno ânimo. No jogo contra o México, entretanto abusou dos gestos de encenação ao levar uma pisada   do adversário já fora do gramado, em que pese a atitude antidesportiva do mexicano, “o rola-rola”  foi  muito criticado, por desnecessário o exagero.
A desclassificação contra a Bélgica e sua apagada participação foi o fim de uma Copa desastrosa para ele. Se em 2014 foi vítima do jogo bruto, agora entrou como vítima de um infortúnio, pois sua contusão foi consequência de um lance casual de iniciativa dele próprio. Ao final saiu sem falar com a imprensa e parece estar recluso e com um fardo difícil de desfazer.
A exacerbada irreverência e  pior: a conduta “cai, cai” aceita pela leveza de seu corpo como defesa no inicio da carreira, agora  já não é tão tolerada assim, pois ganhou massa muscular e seu uso reiterado para levar vantagem no apito, pegou muito mal, sendo alvo de chacota mundo afora. Melhor seria que  jamais a tivesse utilizado!
Nesta análise imparcial, face ao acompanhamento do futebol, lamento por ele que certamente se livrará do revés do momento e seguirá sua carreira vitoriosa, assim espero.
A Copa demonstrou que sua conduta está equivocada, Nos mostrou também que o “VAR – árbitro de vídeo”  deixa a competição mais justa. É disto que precisamos. Chega de encenação e de erros que podem ser evitados pela tecnologia!!! Que sempre vença o  melhor nos jogos, sem truques espúrios a influenciar o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário