Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Velhos carnavais

 Trabalhador ininterrupto até os 19 anos não tive tempo para pensar em carnaval!

Trinta homens disponíveis que conhecia e confiava, 18 só em Ibirá, 3 viaturas, identificação prévia de CNH, RG,  Documento do Veículo de quem acampou, anotado. Foram 5 dias sem uma só ocorrência.


O que se vive  bem ou mal vivido, foi.       Trabalhador ininterrupto até os 19 anos não tive tempo para pensar em carnaval. Tinha mesmo é que subsistir. Acontece que meu velho sempre dizia: você nasceu num segunda-feira de carnaval e nada da coincidência. Até que em dezembro de 1968 prestei  concurso para a Força Pública/SP. Animado e  fardado, uniforme azul a moda da polícia americana,  cheio de pose e confiante, na entrevista tirei a arma da cinta que me importunava, pedi licença e a coloquei sobre a mesa do examinador, o  Capitão Psicólogo Adolfo Segura de Castro que depois chegou a Comandante Geral. Tinha concluído o 1º. Científico, o exame era primário, estava certo que seria aprovado.  Não sei se por excesso de confiança, mas bomba.
Foi uma das maiores frustrações momentâneas de minha vida, entretanto a cultura pessoal era acreditar no melhor; nada de ruim me aconteceria se fincasse o pé no que é de positivo e corresse atrás. Isto sempre foi uma conduta inabalável em meu viver.  De volta a Brasília descobri que o meu aniversário pela 1ª. vez coincidia com a segunda-feira do carnaval. E lá se foram 5 dias de ponta a ponta no Clube dos 300 em Taguatinga. Andava sozinho, um gole antes e uns cinco durante o baile. Joguei a tristeza no lixo, entre o samba e o trabalho uns 4kg deixei no salão. Estudava, trabalhava dignamente, o futuro fui levando.  Cada um é cada um e nossos trunfos foram compartilhados. Quem crê: luta, espera e vence. Viver assim foi uma excelente receita, sempre me reconfortei na adversidade e ainda tirei forças para auxiliar muito a família.
Dia 13 de julho de 1969, o homem chega a lua e lá estou no caminhão do Elzo Tardivo rumo a São Paulo. Desta vez fui aprovado. Participei de um churrasquinho na véspera, deve ter descontraído. Ia completar o 2º. Ano do cientifico. São Paulo jamais, caso não passasse estava decidido. Durante os anos acadêmicos, até brinquei carnaval uma ou outra noite, porém jamais me empolguei com a folia.
De 1980 a 1982, comandei uma companhia com 17 pequenos municípios e dentre eles: Ibirá, Potirendaba e José Bonifácio tinham um movimento maior, os demais somente no salão. Trabalhava todos os dias, porém mais para o apoio moral da tropa. Num destes anos a Polícia Militar apreendeu um menor por excesivo uso de éter no ônibus. Ele não foi devidamente contido na delegacia. Deparei com ele morto no Campestre lá pela meia noite. Excessos que sempre haverão, infelizmente.
Eis que em 1988, residindo em Catanduva fui com um amigo no Baile do Havaí do  Campestre Clube, um pré-carnaval. Por volta de uma hora tive que me retirar tal era a bebedeira e o ânimo beligerante dos convivas. Na semana liguei para o Presidente Chico e perguntei do resultado. Ele afirmou: quase derrubaram o clube Comandante.
Neste ano, S.J.Rio Preto resolvera que a Banda de Música reforçaria o carnaval de Catanduva, mas havia dúvida da necessidade. Entrei no vácuo do questionamento e expus as fragilidades de algumas cidade da região sob o meu comando e reivindiquei o reforço. Trinta homens disponíveis que conhecia, assim reuni com o efetivo local, 18 em Ibirá, 3 viaturas, identificação prévia de CNH, RG,  Documento do Veículo de quem acampou, anotado. Foram 5 dias sem uma só ocorrência. O Chico contratou mulher para a revista feminina, a Diretoria do Nosso Clube fez o mesmo. Ibirá ocorrência zero.
Trabalhar nas cidades pequenas e de porte médio, uma delícia. O resultado da ação da Polícia era palpável. O Radiopatrulhamento Padrão encantou a todos, sendo a eficiência muito bem aceita. De 7 a 11 Viaturas nas ruas dependendo o turno e dia. Tempos bons e velhos carnavais que não mudam em nada, somente renovam as identidades sob a lona do circo. Coisa para o  litoral e cidade turística, no mais uma futilidade só. Alienação pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário