Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 23 de agosto de 2015

Méritos



O sucesso de alguns segmentos políticos e empresariais brasileiros sofrem dessa efemeridade.


Difícil escrever sob a ótica dos propósitos dominicais comprometidos com os leitores depois de uma semana atípica como esta, em que forças opostas vão às ruas e líderes  totalmente despreparados se arvoram em falar em pegar em armas, sem um mínimo  preparo, repetindo o que já aconteceu no passado - coragem, valentia intripidez são  virtudes de emprego delicado num momento com este.
Prefiro expor sobre a questão do mérito que depende de um conjunto de valores que estão vinculados às culturas. Por isso mesmo temos povos de uma educação  exemplar a humanidade e aqueles que vão capengando, como o ébrio que bate a cabeça por todos os lados.
Os valores podem ser intrínsecos ou extrínsecos e não vamos aqui expor um tratado sobre eles que estão atrelados às culturas do povos. Quando há uma valorização íntima forte aos aspectos da honestidade, da honradez, do amor, calcada na busca das razões da existência de cada um de per si e a prática das virtudes, ao invés dos vícios, a coexistência entres os indivíduos tende a melhorar.
Não é o que se vê entre nós -  ao contrário o jogo da esperteza faz dos ideais meritórios como quem  ergue a esfinge de areia: elas ficam lindas nas praias, encantam mais ainda quando edificadas por crianças, ali num momento de descontração em família, auxiliados pelos pais um deslumbramento momentâneo, porque vem a tempestade ou mesmo alguém despercebido e tudo se desfaz, vai ao chão ou a água.
O sucesso de alguns segmentos políticos e empresariais brasileiros sofrem dessa efemeridade. Sem a adoção do princípio da meritocracia e profunda reflexão quanto aos valores que devem reger a nação, estamos  fadados a destruir o lindo, esplendoroso castelo que sonhamos de um Brasil maior, valoroso e consistente.
Os sonhos na  ascendente dos anos 80 e 90 foram desfeitos por incautos e despreparados líderes. Basta ver a conduta de empresários de renome, muitos trancafiados por estarem  mancomunados na prática de crimes com líderes políticos de diversas agremiações partidárias.
Sei por participar, que a verdadeira ação religiosa passa pela busca de uma sociedade justa e solidária. Tudo que for ação criminosa está fora deste conceito e anseio. Pensemos nisso e vamos separar o joio do trigo.  Uma boa semana sempre a praticar  honradas e eficazes  ações para fortalecer seus méritos. Um feliz domingo na contemplação do Senhor. Que a paz de Cristo esteja contigo, leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário