Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 17 de outubro de 2015

Domingo na Paulista!

Linda e enigmática sempre.

Afirmo que o trânsito no Brasil é uma matéria tão abandonada que se estão gerando polêmica, está melhor do que nada.

O que falar? Sou de uma época das rodovias de terra, de deslocar-me com a família 30km de carroça para visitar parentes e ainda parar  a  catar marolo;  gabiroba, marmelo e bacopari. Uma vida que em pouquíssimas regiões ainda existe.
Residi em São Paulo de 1969 a 1978, depois disso sempre voltei em visitas a familiares, missões profissionais  e nos últimos 15 anos, fui muito a trabalho advocatício quando me desloquei em transporte público, indo de 8 a 10 repartições públicas por dia de ônibus, van e metro. Acompanho a vida do paulistano, meus dois filhos residem na  região metropolitana. Na Paulista tenho processos e volta e meia estou por lá. Linda e enigmática sempre.
Quanto às polêmicas sobre o trânsito na Paulicéia, concluo sempre, nas que me envolvo - seja com familiares,  amigos, taxistas, enfim todos: afirmo que o trânsito no Brasil é uma matéria tão abandonada que se estão gerando polêmica, está melhor do que nada.
No país  são mais de 50 mil mortes ano e outros tantos inválidos por graves sequelas . Sou a favor de  ciclofaixa; faixa exclusiva para ônibus; extensão de calçadas para pedestre e fechamento de logradouro público para lazer aos domingos e feriados.
Vibrei com o calçadão nos anos 70. Vejo que o administrador público tem que inovar mesmo e buscar influenciar o bom hábito do lazer nas imediações da residência. Lazer em família de forma econômica para o bolso que vai de encontro da visão de sustentabilidade.
Sempre passei no contrafluxo do trânsito nos finais de ano, ou ia a praia no começo de dezembro ou final de janeiro. Servidor público com férias a gozar podia escolher quando ir. Fico abismado quando ouço que as pessoas passam 6h dentro de um carro para deslocar-se por 80 quilômetros. Uns passam o ano novo nas estradas, uma verdadeira loucura.
Sempre é tempo de mudar. Adoraria passar um domingo de Bike na Paulista e jamais 6h num automóvel para ir a praia, depois de ficar 2h diariamente, nas mesmas condições.
Um tema da área do lazer para o nosso domingo de assuntos amenos. Falar em lazer é falar em saúde, fator primordial  para o indivíduo. Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja. Uma boa semana na Paz de Cristo para quem acessar e tiver a paciência de me acompanhar nestas breves e singelas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário