Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Professor, o elo de ouro!



artigoEu conheço, no rosto, horrí

A educação é a base de tudo, o país que não tiver esta premissa como pedra angular de sua estrutura, está fadado ao fracasso.

No dia 28, deixei o Conselho Municipal de Educação depois de seis anos, no qual fui membro titular, representando a comunidade como Companheiro pelo Rotary Club de Catanduva Norte. O colegiado atende a lei, que exige participação comunitária e de professores da rede municipal e estadual, além de populares da comunidade para deliberarem sobre vários aspectos que envolvem a Secretaria Municipal da Educação, sob pena do impedimento de atos que pelo Conselho devem ser homologados.
Com reuniões mensais e extraordinárias de comissões, foi a mim deveras agradável a participação, pois formado em Educação Física na corporação militar, no 17BPMI, quando Tenente ministrei aulas, coordenei cursos e elaborei diretriz sobre condicionamento físico para todo Batalhão, como titular da área operacional e de planejamento em São José do Rio Preto, na qual trabalhei por três anos. 
No Conselho, em discussões de assuntos gerais, algumas vezes reforcei a tese da importância do Professor, por inegável que é, reconhecendo em sua plenitude a relevância da sua atuação, em que pese alguns próprios não se darem conta dessa dimensão. É sabido que a remuneração da classe não é boa, o ambiente de trabalho idem, isto se evidencia pelos acontecimentos, em classe ali noticiados. 
Quem não conhece um professor ou professora que já foi agredido? Eu conheço, no rosto, horrível! As grades internas nas escolas atestam a depauperação dos ambientes. As 280.903 redações entregues em branco, que somadas, resultaram em 529.903 notas zero no ENEM de 2015, um absurdo. As recentes avaliações da Organização para a Cooperação Econômica (ODCE) e Programa Internacional de Avaliação (PISA) também atestam índices precários no aprendizado do brasileiro, mesmo em relação a países vizinhos, devendo ser revistos métodos, com priorização também de descontos de material escolar básico. 
Enfim, há muito que melhorar na educação do nosso país. A destacar a valorização do professor em relação a outras categorias de funcionários públicos. Aqueles, por serem muitos, se veem sempre prejudicados. São muitos, mas são a base da sociedade, e repeti ao me despedir: nenhuma outra carreira - seja justiça, segurança ou mesmo a saúde, compartilha com as famílias a formação de seus filhos desde a tenra idade,  até a acadêmica. 
Esta participação é fundamental na vida de todos nós e da nação... Feliz de quem teve bons professores! A educação é a base de tudo, o país que não tiver esta premissa como pedra angular de sua estrutura, está fadado ao fracasso. Chega de privilegiar políticos e outras classes de encastelados, vamos cortar regalias e olhar para a educação com mais respeito e seriedade. 
Pela importância, honra e dedicação das minhas duas primeiras professoras, Célia e Nenethy, aos seus alunos devotados, jamais tive dúvida de que o descaso com a educação ao longo dos tempos é um mal tão grave quanto a corrupção e às mordomias de algumas carreiras.
Trabalho digno e sem privilégios descabidos a ninguém é disso que precisamos. Muda Brasil e Catanduva também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário