Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 21 de agosto de 2016

A Olimpíada e seus reflexos!

Boa parte de  minha vida foi dedicada ao esporte, uma vez que de 1976 a 1978 frequentei  a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde me formei no CIEF/78. Desde então, cumpri o lema de que o Estado é abrangente e onde estivesse alimentando a Educação Física, ele estaria sendo contemplado pelo meu esforço, nesta área.
Além das funções específicas na Polícia Militar, me envolvi em atividades administrativas em clubes de forma a aproximar-me  daquela ideal conduta. Hoje, a poucas horas do encerramento das Olimpíadas no Brasil, o sentimento inequívoco que sempre nutri pelos benefícios gerais  oriundos da atividade física e os específicos do esporte  que são inequívocos e incomensuráveis.
Eles se renovam a cada edição dos jogos. Desde as punições severas aplicadas pelo Comitê Olímpico Internacional, até a precisa rotina da competição, servem de exemplo a todos nós e principalmente a classe política - boa parte da nacional na cadeia.
Falar dos reflexos dos Jogos Olímpicos no Brasil é matéria para muitos anos. Inicialmente reflito que o efeito trégua prenunciado perdura e me arrisco mesmo antecipar que eles encerrarão, sem tragédias quaisquer.
Infindos são os benefícios a todos países. O principal deles que a harmonia entre os povos haveria de existir para elevação da natureza humana, num sentido de purificação da alma e coração. No esporte, vemos regras claras de cumprimento imediato, excluído o ilimitado jogo de esperteza que permeia  a política.
Quantas histórias de superação, outras em que os dons humanos distinguem os indivíduos, deduzindo-se facilmente a máxima de que cada um é cada um e de que  voltando-se ao seu interior e identificadas suas virtudes, todos tem mínimas chances na vida.
Neste espaço de reflexão dominical, concluo que ser otimista e devotar-se a causas vale  pena, pelo menos quanto a nossa meta maior individualmente for a de ser bom, eficiente, amar e se fazer amado.
Salve a trégua Olímpica, em mais uma edição dos jogos. Salve a valorização do esporte e  de todos a ele envolvidos. Por uma vida de fé no humano que deflui dos jogos. Que o Senhor seja louvado, para sempre louvado seja. Sejamos dignos de numa vida justa e solidária na Paz de Cristo Nosso Senhor. Bom domingo a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário