Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Ilhas de excelência!

Falar das olimpíadas e da estrutura montada em Curitiba pela equipe do Juiz Sérgio Moro.

Não devemos perder este momento de observar o quanto um humano devotado a um objetivo pelo desenvolvimento de seus dons, pode evoluir e melhor produzir.

Publicado na íntegra no jornal O Regional de Catanduva em 27/08/2016

O tema é desafiador, sendo o propósito falar das olimpíadas e da estrutura montada em Curitiba pela equipe do Juiz Sérgio Moro. Das Olimpíadas porque conseguir o índice olímpico é uma proeza, portanto coloca em destaque nacional o atleta que o consegue. No caso da natação brasileira, o próprio supercampeão da modalidade Cesar Cielo, não    conseguiu nesta edição.
A Vila Olímpica está ocupada em suas dependências apropriadas às mais diversas competições, em que pese contratempos dee última hora. Veremos nas equipes e individualmente, rendimento de quem treinou arduamente para alcançar o limite da excelência. Num programa esportivo recente, os repórteres comentavam a proeza do Cubano Javier Sotomayor que em 27/7/1993, em Salamanca pulou 2m45, comentavam estupefatos que a altura da rede do Volibol masculino é de 2m38, enquanto o 1º. Recorde foi de 1m46 – Nancy Vorhees dos EUA, em 20/5/1922 em Simsbury. O contraste é proposital para destacar a evolução.
Não devemos perder este momento de observar o quanto um humano devotado a um objetivo pelo desenvolvimento de seus dons pode evoluir e melhor produzir - por que ficarmos então na mesmice, patinando envolto a uma corrupção e ineficiência descabida na prestação de serviços públicos?
Com certeza, há que ser cobrado  o rendimento humano, principalmente daquele que se dispôs ao serviço público que deve estar sempre longe da conduta do “parasita ou sanguessuga”.  A era da internet, veio há mais de quatro décadas, lá no início profissionais dedicados compravam às suas expensas computadores. Tive exemplo de juíz que fez isso e melhorou muitíssimo seu rendimento.
Agora vemos o Juiz Sérgio Moro e mais  equipes de jovens promotores e procuradores do Estado, somando forças com a Polícia Federal, num sincronismo de eficiência máxima,  mostrar ao Brasil como procede quem quer verdadeiramente, bem cumprir a missão de servidor público. Certo é que ninguém muda o mundo sozinho, mas sempre poderá contribuir para que ele não piore.  
O desenvolvimento e exercício dos  dons individuais, uma postura a ser alcançada pelo homem. As olimpíadas um bom momento para observarmos até onde pode ir o esforço ordenado e dedicação máxima. Certo é - o que se  faz com dedicação, carinho e amor,  leva o indivíduo e o grupo a patamares inimagináveis. Salve os Jogos Olímpicos e a equipe  do Juiz Sérgio Moro, assim como, todos   aqueles que acreditam e colaboram para uma sociedade melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário