Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Eu Acredito!

Ecoou das arquibancadas o grito do “Eu Acredito".

Mais forte que a manifestação coletiva é a fé que embala o coração de cada cidadão brasileiro que desde 2013 não sai das ruas.

Publicado na íntegra no jornal O Regional de Catanduva em 04/09/2018

No esporte vez ou outra surge slogan motivador  da torcida para os atletas em disputa.  Nas Olimpíadas, em várias situações nos esportes coletivos, ecoou das arquibancadas o grito do “Eu Acredito”. Ele surgiu recentemente  no Estádio  Independência utilizado pelos torcedores do Atlético Mineiro, enquanto o Mineirão passava por reforma para a Copa do Mundo.
Considerado um verdadeiro alçapão pela proximidade do público com os atletas, o ecoar do slogan pareceu mesmo miraculoso. Foram muitos jogos de invencibilidade daquele Clube  com reversão de placares de forma emocionante para os amantes do Galo das Alterosas.
Tem o termo o lado místico da religiosidade que tanto se vê nos rincões de Minas. Ao visitar as cidades de Ouro Preto e Congonhas dos Campos, há anos, constatamos eu e familiares, as várias igrejas, cada qual mais rica que a outra pela demonstração de pujança das irmandades que as construíram e a própria narrativa dos guias nos  deixou impressionados, sendo que  a  volta ao passado histórico se fez de forma contagiante. Natural que o “Eu Acredito” tenha surgido deles, os mineiros, muita fé mesmo!
Mais forte que a manifestação coletiva é a fé que embala o coração de cada cidadão brasileiro que desde 2013 não sai das ruas, não daqueles baderneiros estimulados, e pagos mesmo por mentores da situação, massa de manobra de um projeto de poder que espirou a pouco, felizmente.
Com o governo tenazmente contestado, com flagrante repulsa  aos políticos de agora, vimos surgir o movimento do Impeachment . Desacreditado inicialmente, tomou corpo pelos tentáculos da operação Lava Jato e prosperou ante aos descalabros detectados a cada dia.
Particularmente, fiz da “Trincheira do Poeta” título inspirado no texto do Poeta Guilherme de Almeida, revolucionário constitucionalista de 32 que na poesia “Oração ante a última trincheira,   na sua  última estrofe exalta, em ladainha, clama aos  soldados santos de 32 que velem pela pátria amada do Brasil.
Em que pese os desatinos diários que a vida nos apresenta, jamais me curvei ao desânimo e descrença. Aqueles que um dia foram a esperança de mudança para melhor, apeiam do poder após a triste constatação de que  decepcionaram os brasileiros pela prática danosa da corrupção que contaminou todo o sistema político administrativo do Brasil, incluindo pior ainda, boa parte do empresariado.
Que os ensinamentos de tudo que vimos exaustivamente neste desfecho do impedimento legal da mandatária maior da nação, seja a mola propulsora de novos tempos, pois fé e esperança não nos podem faltar como alento ao futuro.  Acreditei que haveria um basta e ele aconteceu.  Compartilho o ânimo dos otimistas com o qual  lutaram por este desfecho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário