Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

As vísceras da República, às escâncaras!

Nos dá a  perfeita visão das mazelas e mais mazelas do poder

As vísceras da República expostas nos mostram o que nenhum indivíduo queria ver e ao comum do povo custa acreditar.


Na infância campesina, com irmãos e primos vimos matar e destrinchar animais para alimentação familiar, uma rotina nas fazendas. Nesta idade, a curiosidade é grande para tudo, além disso, como os porcos passavam pelo fogo da palha, já ali na matança havia um belisco daquela pele sapecada. Em verdadeira aula de anatomia,  inevitável o reconhecimento de todos os  órgãos do animal que seriam aproveitados  em  diversos pratos apetitosos que nossas mães sabiam preparar. 
Tal imagem, face ao desnudar dos bastidores da administração pública que ocorre hoje, nos dá a  perfeita visão das mazelas e mais mazelas do poder numa verdadeira incidência em fatos absurdos. Desde 2013,  houve um verdadeiro despertar do povo nas ruas, a rejeitar a classe política, sem exceção de indivíduos, todos àquela época e não só eles, as  associações de classe também,  a começar pelos sindicatos. Não houve flâmula, insígnia que fosse aceita além da Bandeira Nacional. Até as abóbodas do Congresso foram alcançadas, num autêntico confirmar:"todo poder emana do povo e em seu nome será exercido".
A  repetição das manifestações de rua, somadas a Lava Jato que é o verdadeiro  “pega  viciado em corrupção”, expõe a situação crítica do circuito da política. Renan escapou por um triz, mas há a expectativa latente de que a vez dele vai chegar. Tantos outros estão com a pulga atrás da orelha, pois as condutas eram  tão corriqueiras que resvalam em muita gente.
Eliana Calmon e Joaquim Barbosa fizeram duras críticas durante seus mandatos na presidência do Conselho Nacional de Justiça, sobre inúmeras situações. O último com trabalho brilhantíssimo no caso do Mensalão, quando prendeu inatingíveis até então. Agora continua no mesmo diapasão a Lava Jato pela força tarefa de Curitiba.
No caso dos animais era uma situação muito natural, porém  as vísceras da República expostas nos mostram o que nenhum indivíduo queria ver e ao comum do povo custa acreditar. As consequências, um desmoronar de reputações, uma decepção pela perda da referência  em valores maiores do homem das terras tupiniquins. Dificil saber o custo do politico brasileiro e de  que alguém tem a desfaçatez de ir aos cofres e sacar até cem mil reais de salário.
Dos ataques recíprocos entre autoridades ouvimos  estarrecedoras acusações de apaniguados do poder, além das que já sabíamos pelas redes sociais.
 Escancaradamente, vê-se vantagens abomináveis em aposentadorias precoces no tempo e idade dos políticos, no custo em si deles no dia a dia nos Três Poderes e em todas as instâncias dele, assim como em  quaisquer dos municípios, ressalvadas raríssimas exceções.
Sempre será bom o povo consciente politicamente nas ruas. Avaliar e  propor  constantemente de forma que os assuntos pautados correspondam aos da população,  após discussão e convencimento dela.
Sempre na esperança e perseverança de mudanças aprofundadas no sentido de um Brasil melhor, participemos ordeiramente com senso crítico para auxiliar e exigir   daqueles que nos representam,  sabedoria e honestidade na condução dos deveres e direitos de seus eleitores para o bem da Nação Brasileira. Assim queremos, esperamos e haverá de ser, doravante! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário