Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 4 de dezembro de 2016

O retorno a Brasília na PMDF!


Foi determinado aos paulistas que retornassem no dia 10/02/1967. 

Assim, conquistamos a confiança do comando e ao término do curso alguns de nós ficaram na Diretoria em serviços gerais. 


O objetivo fora alcançado, o serviço público a partir do qual traçaria os próximos passos de minha vida sob a esperança de que poderia estudar. Foi determinado aos paulistas que retornassem  a Brasília no dia 10/02/1967, para a incorporação, uma quarta feira de cinzas e assim o fizemos.
Numa observação de cunho muito particular deste dia de retorno a Brasília, veio-me no último  aniversário ao conviver com duas irmãs que expuseram os desafios que conhecidos colocavam ao meu pai que vibrara intensamente com a minha ida ao Exército. Não raro ele ouviu que no ano seguinte estaria de volta com uma mão atrás e outra na frente e seguiria minha rotina de trabalhador braçal. Retornar com minha aprovação na PMDF foi motivo de júbilo para ele e para mim o reconforto de poder minimamente planejar meu futuro. Na apresentação, já distingui o Capitão Psicólogo que me incentivou estudar, em face do excelente índice nos testes aplicados.
Tudo era novidade, fomos para a Diretoria de Ensino e ali ficamos três meses, até que a turma que fez o concurso por Brasília incorporasse. Neste período, acostumados em trabalhos diversos todos nós trabalhamos em várias  atividades, pois a escola estava sendo preparada para o curso.
Assim, conquistamos a confiança do comando e ao término do curso alguns de nós ficaram na Diretoria em serviços gerais. No meu caso pelo interesse em estudar trabalhei de caldereiro e auxiliar de cozinha, num regime de dias alternados das 05 às 17 horas, o que me propiciou dedicar-me intensamente aos estudos.
Depois de dois anos fui transferido para o Plano Piloto no 1º. Batalhão e por estar estudando meu ex-chefe convidou-me para trabalhar na limpeza do refeitório. Assim, trabalhei uns três meses em escalas diversas e readquiri a condição para estudar. Deixei Brasília pelo ingresso na Força Pública do Estado de São Paulo em 18/09/1969. Relembro com saudade dos tempos da PMDF, fundamentais em minha vida. Volto lá nos encontros da 1ª. Turma de Policiais Militares de Brasília e também para algumas reuniões do Batalhão da Saudade daqueles que serviram no Batalhão da Guarda Presidencial.
Domingo dia do Senhor que dedico a temas amenos, fugindo aos polêmicos. Que o Senhor seja louvado para sempre louvado seja. Uma boa semana a quem acessar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário