Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Eleições, atos preliminares!

“A política é como o mosaico das nuvens, muda a cada instante”.

Eleitor com a folha de serviço do candidato em mãos, elimine prioritariamente aquele envolvido em corrupção; preserve  quem demonstre sabedoria  na solução de problemas

Sobre eleições certa vez um jovem jornalista disse-me: “a política é como o mosaico das nuvens, muda a cada instante”.  Esta constatação provoca uma incerteza tal que deixa os candidatos em polvorosa. De outra feita, vários candidatos a deputado estadual, cabisbaixos lamentavam que nenhum fora eleito. Lamentava interiormente a situação e me expressei para o juiz eleitoral a quem acompanhei - ele disse-me: não lamente capitão, o povo é sábio –“nenhum deles mereceu”.
No momento até concordei, mas passado o tempo pelo resultado de outros pleitos, principalmente nos últimos tempos, sou obrigado discordar, pois o efeito marqueteiro midiático faz que o povo esteja mais para “boi  indo ao bebedouro, do que sábio”.
Quando criança, brigas de ferozes touros assistíamos diariamente, pois na invernada em frente da nossa casa havia vários. Ficávamos do outro lado do brejo, impossível nos alcançar e para não ter dúvida disso, perto de árvores acessíveis a nós. Na hora da sede cessava as brigas e lá iam eles um atrás do outro,  e o mais forte na frente, por isso a expressão: “quero ver onde o boi maia”
Após este preâmbulo, veja leitor o que nos espera nesta eleição – impossível qualquer prognóstico, pois há uma gama infinda de situações fáticas a acontecer, não bastasse a do rendimento de cada candidato a ser lançado. O mais esperado desfecho, é a decisão no dia 24 deste mês, quando do julgamento em segunda instância no TRF4 em Porto Alegre. Lula condenado há nove anos, em primeira instância, terá seu veredito.
Mesmo se absolvido, disse Alkmin há pouco tempo  que não terá chance e ele se homologado candidato terá? Como todo pleito haverá luta titânica. Os últimos  para presidente foram de dar dó dos perdedores. Tudo preparado para festa iminente e aquela cara de velório a seguir – mal se cumprimentam, na despedida às carreiras.
Nos atos preparatórios Bolsonaro já fez das suas, atrelado ao Partido Patriota, bandeou na última semana com filiação no PSL, Henrique Meireles visitou  evangélicos, Rodrigo Maia ensaia a candidatura, Ciro Gomes esbraveja aqui e acolá, Marina se mantém no Rede, Joaquim Barboza é sondado pelo PSB e assim caminha a carruagem
Nesta última  eleição, a vitória de quem pouco depois sofreu “Impeachment” e o povo pelas ruas a dizer que fraudaram as urnas, enquanto a expurgada clama ao mundo que houve golpe. Ela, ex-Presidente denegrindo a imagem  do país.
Depois do Mensalão e Lava Jato fica mais fácil votar – de lista dos envolvidos em mãos risque os nomes dos envolvidos em corrupção! Cuidado com os radicais e extremistas da mesma forma poderão se perder  no exercício da autoridade de Presidente. Depois, preserve  quem demonstre sabedoria  na solução de problemas, os feitos do candidato através dos anos na vida pública. As ações falam mais  que  rompantes e arroubos. A nação não pode estar dividida “entre nós e eles”, sentenciou Obama: “difícil para o Brasil reverter isso”. Vamos começar a recuperação, votando em quem possa unir a nação,e desenvolvê-la pelas reformas que se fizerem necessárias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário