Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 28 de março de 2015

Carga emotiva excessiva!

Mas esta foi a  fórmula que assumi por convicção inabalável, em introspectiva concepção.



Tem que a vida moderna não está permitindo tempo para as pessoas pensarem, elas se tornaram beneficiárias e escravas da comunicação instantânea e ante a intensa profusão de informações negativas, as que dão mais audiência, difícil ao indivíduo resistir.



Leitores deste blog que nasceu de um ideal que é retribuir às comunidades o que delas recebi ao longo de minha. A familiar, a religiosa e a profissional. Através desta última, fazer o que estivesse ao alcance, no exercício dos dons a mim concedidos para diluir o bem, o máximo possível na condição de servidor público.
A familiar porque venho dos idos de 1940, quando a sociedade rural na qual vivi até os 10 anos, tinha nela uma forma de se fortalecer. Não faltavam exemplos de proles numerosas que superavam as vicissitudes inicias pelo  trabalho bem coordenado dos pais e todos ganhavam com isso. Aos catanduvenses em especial, cito respeitosamente a Família Zancaner, cuja história li, como ela  até hoje se vê tantas, não é mesmo?.
Filho mais velho que acompanhou o pai desde os 6 anos, evidente que este traço cultural ficou muito forte em mim e só cresceu com a orfandade precoce, pois uma  perspectiva futura por ele comentada se esvaiu, mas ficou enraizado aquele sentimento da prosperidade, frustrado pela fatalidade.
A religiosa pela tradição que se tornou convicção, pois minha mãe ia à igreja em construção no bairro, onde fui convidado  para ser seminarista. Com a  morte dela, fui ao seminário aos 12 e 13 anos e ali vivi num ambiente do qual não tenho uma só lembrança negativa. Além disso,  duas irmãs com 7 e 3 anos, foram amparadas por vários anos em colégio de religiosas. Hoje, conversamos que as barreiras que superamos em nossas vidas, decorreram muitíssimo de forças pelos ensinamentos adquiridos no ambiente religioso.
A profissional porque todos temos que subsistir, esta é uma questão - sem  a qual, simplesmente sucumbimos. Tive sempre uma fala direta com quem trabalhei sobre esta questão. “Somos servidores públicos, estamos num país democrático, onde praticamos atos  de vontade, portanto podemos trabalhar onde quisermos: servir a comunidade é reconfortante.
Discordar é fácil e  direito de todos ao pouco que disser, mas esta foi a  fórmula que assumi por convicção inabalável, em introspectiva concepção, vagarosamente sedimentada e  a cada dia mais latente no meu eu, pois ser servidor público a mim sempre foi um privilégio. A palavra patrão ficou para trás, os comandantes são tão servidores quanto o mais humilde componente das unidades.  Servir não tem limite, é uma dádiva e  pude viver isso intensamente.
Além de ter um regime legal único, toda ação reflete nas comunidades. O acesso na escala hierárquica, potencializou a diluição das energias nas comunidades e quando olho no retrovisor do tempo, sei que me faltaram muitas habilidades e virtudes para fazer mais, entretanto as que tinha não medi esforços para exercitá-las, no êxito nas missões.
E o que tem isso com a carga emotiva excessiva? Tem que a vida moderna não está permitindo tempo para as pessoas pensarem, elas se tornaram beneficiárias e escravas da comunicação instantânea e ante a intensa profusão de informações negativas, as que dão mais audiência, difícil ao indivíduo resistir.
Lamento profundamente o acidente ocorrido esta semana e reafirmo minhas convicções de que  muitas são as maneiras para se livrar de eventos drásticos, no caso do piloto alemão as primeiras informações dão conta de que ele tinha acesso  ao lazer; vida digna e confortável, porém não resistiu ao limite que a doença lhe impingiu.
Fórmulas miraculosas inexistem, expus donde vim e simples conceitos de minha vida, dividindo com todos vocês as dores que  atingem o recôndito de nossas  almas. Ninguém aceita indiferente as tragédias humanas. Que o Senhor seja louvado, com ele e o amor que Jesus nos ensinou,  fica mais fácil viver. Este é meu testemunho, a propósito do momento vivido no mundo e no país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário