Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 5 de março de 2015

Benesse com passagens!

Dou o que não é meu, distribuo toda e qualquer benesse que puder.

Todos sabemos o custo do político pátrio, assim como os demais itens negativos que o coloca entre aqueles mais caros do mundo. 

Infelizmente os políticos brasileiros querem se  perpetuar no poder pelas bondades praticadas. Simples assim, não? Dou o que não é meu, distribuo toda e qualquer benesse que puder e vou levando minha rica vida de parlamentar. Todos vão a busca de iniciativas que os marquem por benévolas conquistas. A parte estrutural, o pragmático, as iniciativas saneadoras de longo prazo e alcance que fiquem para quem vier depois. Então vemos uma gama de  empossados  aprovarem concessão de  passagens às suas esposas para se deslocarem à Brasília. Parlamentares de alguns partidos recusaram e criticaram os benefícios ao que deu de ombros o Presidente da Câmara Federal - quem não as quiserem que não  usem as passagens, isto porque o dinheiro não sai do bolso dele, certamente. Acontece que o pacotão não pegou bem e foram revogadas as concessões. Sinal que podemos melhorar.
Todos sabemos o custo do político pátrio, assim como os demais itens negativos  que o coloca entre aqueles mais caros do mundo. Há todo tipo de descalabros. Trabalham pouco sob alegação de que devem estar em suas bases, tem as mais diversas mordomias, não bastasse excesso de assessores,
Nos debates de campanha essa situação aparecia como bandeira: desaparelhar o estado, adotar a meritocracia, desarticular os  nichos de apaniguados dos quadros partidários que tomaram empresas para si, como ocorreu com a Petrobras. Há de tudo um pouco, aposentadoria precoce de político é um ítem dentre aqueles que chamam atenção.
O vai e vem das benesses com passagens para as esposas não ficou bem para os parlamentares eleitos no pós manifestações de junho de 2013. Há a exigência de novos comportamentos e posturas, desprendimento no atuar.  É necessário que se passe a régua em velhos hábitos e estruturas de poder pelo poder que nos leva a um escândalo atrás do outro.
Assumir e autorizar benefícios descabidos está longe do que se espera da  nova política e o que é pior ,o atual presidente do legislativo tem vários mandatos no currículo. A Mesa Diretora tornou sem efeito a autorização de passagens, para restringi-las somente a casos excepcionais. A má utilização das passagens por familiares e assessores ficou conhecida como a ”farra das passagens” em 2009, razão pela qual deu-se a proibição, ora mantida. Alguém pagou mico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário