Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 19 de março de 2015

Terremoto político em Brasília

Cujos efeitos  refletirão no poder político central

 A questão é mais dinheiro, sempre, mais ... que sai de onde? Sai do bolso das  milhares de pessoas  que foram às ruas.


Brasília está muito longe dos mares por isso não podemos chamar de maremoto, o efeito será mesmo de acidente terrestre gravíssimo, que  refletirá no poder político central, não bastasse toda crise instalada desde o 1º. dia  do  2º. mandato  presidencial.
O ex-governador Cid Gomes resolveu esculhambar a Câmara Federal ao se apresentar para desculpas aos deputados pela afirmação de  que para eles quanto pior melhor,  porque o governo em dificuldade precisa negociar apoio, então abre-se a possibilidade do “achaque”.
Ao invés de se desculpar, confirmou em alto e bom som o que dissera aos estudantes, daí decorreu uma série de atos de absoluta baixaria com acusações recíprocas e exaltação dos ânimos.
Dez minutos depois o  ministro foi demitido, sendo  a repercussão  altamente negativa porque é um ex-governador do Ceará que afirmou o jogo baixo que se passa no legislativo brasileiro.
Por outro lado, parece mesmo que a turma do planalto central perdeu a referência do bom senso. Vejam só leitores, enquanto 2 milhões de pessoas vão às ruas sem nenhum gasto, cientes pelos meios mediáticos disponíveis de tudo que iria acontecer, sugestões gerais  de conduta. O que faz o parlamento?
A contrário senso, ele triplica a verba partidária, e alguns dizem: é que não haverá verba de campanha de particulares que será extinta com a reforma política. Certamente os efeitos  refletirão negativamente no seio da população.  Então são notícias extravagantes proporcionadas por que o “uso do cachimbo deixou a boca torta” - a questão é mais dinheiro, sempre, mais dinheiro que sai de onde? Sai do bolso das  milhares de pessoas que foram às ruas. Dificilmente, alguém evitará que corruptos peguem dinheiro de terceiro para patrocínio político.
 Ainda ontem, o prefeito de um munícipio carioca foi preso com 100 mil reais de propina que exigiu da empresa contratada, cujo proprietário  o denunciou a Polícia Federal. Ele, pasmem, substitui o antecessor que não completou o mandato pelo mesmo motivo, ambos coincidentemente do  Partido dos Trabalhadores.
A corrupção é endêmica. A "Velha" da Presidenta está assustada com os tempos atuais, antes caminhava às escondidas, hoje está no centro das atenções em Brasília, acompanhada  de velhos, moços de todas as cores, peso e  altura, muitos poderosíssimos.  Está difícil suportar tanta ignomínia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário