Na Trincheira do Poeta

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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

FROTA X ACIDENTES!

Editada no dia em que chegava a primavera, 23 de setembro de 1997

A vasta tecnologia de ponta de hoje dá o alento de que os procedimentos acompanhem a evolução do crescimento da frota para minimizar o número de mortos e acidentados graves. Vamos esperar com otimismo.

Veja que existe um número fenomenal de veículo automotor em Catanduva, sendo 1,22  por habitante, e total da frota de 97.014 veículos, para uma população de 120 mil. Ocorre que no Brasil, na área de trânsito, fomos brindados por uma lei das melhores editadas neste país. Ela ficou 10 anos em discussão em audiências públicas por todo país.
Editada no dia em que chegava a primavera, 23 de setembro de 1997, teve como “vacatio legis” quatro meses, passando a vigorar em janeiro de 1998. Naquele ano, houve uma sensível redução dos acidentes graves de trânsito. Em nossa cidade as mortes caíram de 13 para 4, em 1999 repetiu-se o número e depois voltou a subir.
Atualmente a região apresenta um elevado número de acidentes. Aqui, no último mês, próximo no município de Borborema, uma colisão de ônibus de excursão com um caminhão matou 13 pessoas e deixou vários feridos. Toda semana tem mortes no trânsito nas estradas e vicinais, envolvendo treminhões e mesmo capotamentos por excesso de velocidade, falhas humanas e mesmo embriaguez no volante.
O aumento das motocicletas no trânsito urbano também contribui para o crescente número de mortes; o que vemos no noticiário em relação ao condutor de moto é estarrecedor, principalmente no norte e nordeste, pois condutas que já foram assimiladas no sul e sudeste como o uso do capacete e não condução de crianças que não estejam equipadas por lá é comum: o visual assusta, é uma parafernália só, sendo que  as mortes dos motociclistas dobraram ultimamente por lá. O fato também se repete nos grandes centros, pelo excesso das motos, e abusos dos condutores, aqui especialmente ao ultrapassar entre os veículos.
Como constou a norma, apesar de contestada, é boa. Ela vem sendo atualizada, inclusive quanto aos equipamentos nos novos carros. Também há maior rigor na punição dos crimes, com a inovação da imputação da hipótese do dolo presumido. Acontece que falta o julgamento de pronto. Inicia-se em nosso estado a instalação das seções de pronta decisão dos crimes de menor potencial ofensivo, onde se inserem várias condutas delituosas na área do trânsito. Estamos engatinhando, ante os avanços vertiginosos dos problemas.
A vasta tecnologia de ponta de hoje dá o alento de que os procedimentos acompanhem a evolução do crescimento da frota para minimizar o número de mortos e acidentados graves. Vamos esperar com otimismo.
Ocorre que nossa cultura é de contemplar a benevolência e ignorar ou mesmo tergiversar sobre o rigor da norma. Então o que era para facilitar foi implantado de imediato enquanto os aspectos de rigor foram sendo protelados.

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