Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Credibilidade onde estás?

 Suspeitas, em seguida comprovadas, surgem de norte a sul do país.

Não venham dizer que a corrupção sempre foi assim. Não houve no inventário dos cinco Generais Presidentes qualquer alteração desproporcional ao patrimônio que detinham ao assumir o cargo.

Artigo publicado na íntegra no jornal O Regional de Catanduva em 26/6/16

As vísceras da república estão expostas. Pipocam graves acusações por todo lado, e o efeito dominó na queda de políticos continua - mais um ministro se demitiu, outro ex-ministro foi preso. Suspeitas, em seguida comprovadas, surgem de norte a sul do país.
As estruturas não ruíram totalmente, apesar dos vícios inerentes a falhas humanas, somados aos equívocos nas formas de constituição de vários órgãos. Desde o excesso de políticos, servidores comissionados e mordomias que devem ser corrigidas. Há inúmeras leis de cunho ideológico e outras que só visam benesses, editadas de forma eleiçoeira que inviabilizam o Estado, nas três esferas do poder, a serem alteradas com celeridade.
A visibilidade das hostes do poder, advindas pelo avanço das comunicações, expõe a discussão de tudo que se passa nas casas legislativas e tribunais. Este efeito da modernidade midiática facilita a comunicação dos líderes com as massas, portanto as mudanças, havendo boa vontade e comprometimento da maioria. Ao contrário disso, acertos escusos de bastidores estão cada vez mais difíceis, mostra a realidade de agora, sobram gravações de tudo.
Então o momento é agora. Bem possível que aflore uma sociedade renovada pela  participação popular nas ruas. Este é o mais evidente sinal de que os tempos estão mudados. Não venham dizer que a corrupção sempre foi assim.
De tudo que se ouve, quanto da lisura no trato das contas públicas -  é de que não houve no inventário dos cinco Generais Presidentes qualquer alteração desproporcional ao patrimônio que detinham ao assumir o cargo. Ao contrário, houve quem se desfez de bens para  custear tratamento médico e a própria manutenção de um final de vida digno.
A incidência da ação corruptiva de agora é fruto de um conceito perverso de que “os fins justificam os meios, mesmo que escusos”. Então se perdeu o controle da administração, via Legislativo e Executivo e temos a judicialização da administração pública, sendo tudo questionado via judiciário que emite a última palavra.

Que um novo ciclo seja instalado, sob a égide de outros valores, refutando os excessos detectados da administração recém-impedida. A modernidade tecnológica acelera as mudanças, que as autoridades deem o exemplo cortando na própria carne, a começar dos municípios. Deixemos de olhar  o próprio umbigo para contemplar o coletivo. Uma nação não se faz de um emaranhado de leis e sim do caráter de seu povo. A credibilidade está no quarteirão, na rua, na cidade e no mundo. Onde e a que nível está a dos nossos líderes hoje? Entre os manifestantes foram rejeitados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário