Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 28 de junho de 2016

Chora Messi, chorou a Seleção!

Críticas severas houveram ao choro dos jogadores da Seleção Brasileira

As lágrimas, certamente, brotaram da ansiedade por um título pela Argentina, inexistente depois de várias disputas, somada ao erro na hora mais crucial do futebol - o pênalti.

Publicado na íntegra no jornal O Regional de Catanduva em 03/07/2016

Leitor atento, ainda não chorastes? Certamente sim, o choro brota da tristeza, da alegria, da dúvida ante o dilema infindo. Críticas severas houveram ao choro dos jogadores da Seleção Brasileira quando da cobrança dos pênaltis contra o México, na Copa. Eles   sofreram um baque com uma bola na trave, no último minuto do jogo, e se perdessem nos pênaltis, seríamos eliminados precocemente, então os  jovens atletas de excelente performance,  em seus  clubes de ponta na Europa, foram aos prantos.
Em minha vida, incidiu várias ocasiões de rolar apenas uma lágrima, mas não deixa de ser choro. Pouco choro compulsivo, mas houve também e não foi por perda, pois tenho a morte como mais um fato na vida, um sentimento que não é de hoje. Na atividade policial tanto tempo, principalmente em São Paulo, a morte faz parte da rotina diária. Seguia para o trabalho sob  altíssimo risco, de ser vitimado  ou provocá-la, em combate. Nas poucas vezes que deparei com fato morte em serviço, reagi dentro dos padrões esperados.
As lágrimas do mais premiado craque do futebol mundial da atualidade, comparado por muitos a Maradona e Pelé, cinco vezes o melhor entre todos do planeta, certamente brotaram da ansiedade por um título pela Argentina, inexistente depois de várias disputas da Seleção principal, somada ao erro na hora mais crucial do futebol - o pênalti.
Muitos foram os craques que fugiram de cobrar pênalti , dentre os brasileiros mais famosos, mesmo aqueles que cobravam falta muitíssimo bem, como no caso do  Rivelino. É um momento que além de técnica, requer um perfil psicossomático de autocontrole das emoções que muitos não têm. Então, ante a  precisão que se exige hoje dos cobradores pela eficiência dos goleiros, o erro acontece cada vez mais, pois se não cobrarem excelentemente bem, eles defendem e com isso  a margem de erro aumentou. Messi enfiou o pé e a pelota foi pelos ares!.
Reincidente frustração, acúmulo de negatividade, tensão a flor da pele e o mundo desabou. Não havemos de ser chorões, entretanto compreender os que choram é um sentimento natural, pois todos choramos. Chore Messi por si e pela sua pátria...não interessa muito a razão - pois a emoção,  a frustração e a dor  ficou estampada em sua face. És humano, reages como tal, apesar de com a bola nos pés és genial!
A Olimpíada vem aí, muitos choros de alegria, tristeza e dor, veremos. Segue a vida. Amanhã é outro dia. Salve o esporte, fonte de interação entre os povos e saúde a quem pratica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário