Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 17 de julho de 2016

Experiências no Batalhão da Guarda Presidencial!

 O BGP  foi uma das chaves de ouro em minha vida. 

Após 18 horas de viagem entre Pirassununga e Brasília, às 9h de 9 de janeiro de 1966 estávamos no pátio do BGP. Com um tênis na bagagem e fome de bola, pensava numa descontração, entretanto os 90 recrutas foram diretos para o salão, onde se deu a criteriosa distribuição às companhias: a avaliação primeira, as profissões, depois a habilidade esportiva. Os que tinham habilidades profissionais iam para a companhia de Comando e Serviços. Os demais eram disputados porque havia uma competição "Taça Eficiência" com vários esportes e cada um queria que seu time fosse o mais forte.
Cheguei na Companhia por volta das 20h e lá estava o Capitão Dalbian, àquela hora perguntou o nome de todos, os vícios e aptidões. Jamais esqueci esta recepção, num domingo.
Lavávamos e passávamos nossas próprias roupas. O armário pequeno comportava cinco uniformes. Nas revistas diárias muitos eram anotados para fins disciplinares por uniforme em desalinho: a falta de um botão, desabotoado, sujo, barretina com pouco brilho...
Na Guarda do Planalto certo dia barramos um jipe sem o PR, o ocupante insistiu que ia passar, pedi que o colega do posto ao lado entrasse na pista e engatilhamos nossas armas, ele recuou ante a cancela e nossas atitudes. Na hora do almoço fui chamado pelo Oficial de Dia para dar explicações e ao narrar a cena e ponderar que se flexibilizássemos, perderíamos o controle, recebi um volte para o seu almoço –  trabalharam bem.
Os rondantes passavam todo turno, conversavam com a gente, tanto o oficial quanto o Sargento. Até hoje vibramos nas festas de aniversário que já fui em várias depois de inativo, ao nos reencontrarmos.
O Batalhão da Guarda Presidencial é uma unidade de escol. Num encontro de veteranos do Batalhão da saudade, em Franca, disse ao Comandante que  o BGP foi uma das chaves de ouro em minha vida, pela oportunidade de acesso ao serviço público militar. As dificuldades superadas,  o primor da instrução e relevante missão. Ele repetiu o meu dizer  a noite sem citar nome. É isso mesmo que sempre senti. Depois de servir no BGP tudo ficou mais fácil para o infante, principalmente para quem seguiu a carreira militar. Domingo dia de reflexão, mais uma parte da etapa narrada. Que o Senhor seja louvado, para sempre louvado seja. Um viver justo e solidário a todos nós na Paz de Cristo. Um bom domingo amigo leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário