Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Olimpíada, sinônimo de trégua!

Entre os povos de Olímpia e de Elis a partir de 884 a.c

Na Olimpíada do Rio de Janeiro, mais de 10 mil atletas de mais de 200 países se defrontarão ávidos pelas medalhas.

O enigma  da “Trégua Sagrada” decretada nos primórdios dos Jogos Olímpicos disputados, entre os povos de Olímpia e de Elis a partir de 884 a.c., perdura até os tempos atuais.  Devido a ela era proibida toda e qualquer manifestação militar, guerreira ou armada, sendo as punições aplicadas pelo Parlamento Olímpico, incidindo que a multa era  a mais aplicada.
 Os jogos da antiguidade evoluíram   pela inclusão de várias modalidades, constituindo-se de mais de 20 quando foram extintos. Eles deixaram a exclusividade de Elis e Olímpia para abranger todo território grego.
A prática esportiva declinou com a ascensão  do Cristianismo pela valorização do saber e culto ao espírito em detrimento do corpo. Os filósofos  gregos também impuseram restrições com a valorização do conhecimento intelectual, proporcionando o declínio da prática dos exercícios.
No ano de 393, sendo imperador Romano Teodósio I foi decretada a suspensão total e definitiva dos jogos públicos praticados em Olímpia. Eles retornaram pela pertinácia de Pierri de Fredi, Barão de Coubertin que pronunciou discurso incisivo sobre a importância dos exercícios físicos nos umbrais da  exponencial universidade de Sorbonne na França, em 25 de novembro de 1892. Sua fala despertou  todos os estádios gregos da antiguidade, inertes  por mais de séculos.
Ele percorreu o mundo para em 25 de novembro de 1892 proclamar o renascimento do olimpiíssimo no mundo,  a começar por Olímpia que sediou os  primeiros jogos da Era Moderna, disputados  em 1896 por quinze países. De lá para cá foram 29 jogos de quatro em quatro anos, havendo interrupção em 1916, 1940 e 1944, pelas 1ª. e 2ª.  Guerras Mundiais, respectivamente.
Na Olimpíada do Rio de Janeiro, mais de 10 mil atletas de mais de 200 países se defrontarão ávidos pelas medalhas. Em que pese o estado beligerante que sempre põem  em alerta as autoridades da segurança, havendo grave ataque em Munique, em 1972, e do recreducimento do terrorismo, inclusive com ataque recente à estádio de futebol francês - mais de 80.000 homens  compõem a segurança no Rio de Janeiro.
Sob o manto e guarda do Cristo Redentor do majestoso  píncaro do Corcovado, a Olmpíada   no Brasil haverá de ser coberta pela "Trégua Sagrada", tendo os atletas  harmonia entre si e o regozijo de aplaudir os melhores. O esporte tem o condão de educar;  é saúde e só faz bem para quem o pratica. Salve os jogos olímpícos no  Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário