Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 5 de abril de 2015

Com fé e amor seguiremos!


Circunstâncias vividas sempre serão fortes como referências por isso, o registro.

A quaresma, especialmente a Semana Santa um período no contexto católico de  contrição pela morte do Cristo Crucificado pela redenção  do mundo. Mas  é sob a inspiração teológica, sobre a morte terrena dele que vou me inspirar neste breve texto, ao escrever mesmo sobre a vida vivida por todos nós na atualidade, dá minha, de minha família, das comunidades, enquanto entes que creem  e permeiam o extrato social, em parte exercitando suas transcendências neste vale de lágrimas ou de alegria depende muito de nós mesmos, em que pese as vicissitudes do dia a dia, a todos. Há guerras aqui e ali, há guerras acolá, também tem ilhas de felicidade em abundância desde países, até os indivíduos, ricos ou pobres.
Experiência vivida! Em 1997, há 18 anos, sofri uma grave descompensação psicológica e vi o mundo desmoronar. Andava em volta do Colégio vizinho de minha casa e não acompanhava os idosos. A sensação era de que meus membros inferiores, haviam se soltado do quadril, não os comandava como antes, perdera minha força motriz.
Em pouco tempo reagi ao ponto de voltar trabalhar e fui até a inatividade,  um ano e meio  depois. Aí,  por uma reação espontânea, dormi 16 horas por dia, durante 3 meses, sob efeito de remédios que tomei por uns 3 anos,  então engordei 10 quilos e  não tinha ânimo para nada.
Em outubro, três meses após o baque da aposentadoria, em plena  primavera, depois de circular com minha esposa por igrejas em missas de cura e  alguns lugares de orientação espiritual da cidade, psicólogo e  médicos - comecei uma atividade física individual, com o ânimo de pelo menos perder os 10 kg incorporados. Três meses depois, deixeio-os pelo caminho, em longas caminhadas, sistematicamente todos os dias por um hora e até hora e meia, quando não, na natação pelo mesmo tempo.
Em janeiro, na porta da barbearia de meu segundo irmão em Montes Claros, decidi que iria advogar. Ali, minha esposa a quem comuniquei  de pronto minha decisão, ao que ela ficou sobressaltada e feliz. Minha  amada  companheira, com entusiasmo embarcou na proposta e dois meses depois protocolei a inicial da primeira ação. Ela não se apartou de mim, acompanhando-me em todas as viagens às comarcas mais distantes, em atitude de amizade, companheirismo e verdadeiro amor.
Até que depois de 12 anos fui tirando o pé, aos poucos, sempre me dedicando a atividades paralelas em comunidades sociais, religiosas e esportivas, dando sentido a minha formação em educação física, proporcionada pelo  Estado e ao anseio interior de servir.
Escrevi o livro que pretendia na 3ª. tentativa em 2013, o divulguei e comercializei em 2014 e sigo meus desígnios com fé em Deus, não esquecendo de alguns ensinamentos do Seminário lá atrás, reavivados pelo continuado  pensar e conviver comunitário: o futuro a Deus pertence, faça a sua parte e abra espaço para que Ele opere em sua vida; em que pese criados semelhança de Deus somos relés mortais; faça o bem sem olhar a quem. Entre outros ensinamentos nos deixou os 10 mandamentos, princípios de boa convivência entre aqueles que atravessavam o deserto e se esqueceram de adorar a Deus para reverenciar mitos de barro.
A fé está em nosso interior, aliada a coragem e resignação nos proporciona um sentido de vida transcendental em que as dificuldades são superadas muitas das vezes sob inspiração divina, de forma  que o devoto nem imaginara. Assim seguimos nossos caminhos, se cultuarmos o amor como referência e inspiração  e o  praticarmos verdadeiramente, todas virtudes serão nossas aliadas e seremos felizes em nosso dia a dia.
Desejo uma feliz Páscoa a todos e um tempo de renovação plena dos vossos objetivos  na paz do Cristo Ressuscitado, após adorá-lo na cruz, em que  foi crucificado pela salvação dos filhos de Deus Pai. Seja o Espírito Santo de Deus vosso guia e amparo, em todos os momentos de vossas vidas.
“Fé, coragem, resignação e amor em abundância, inexiste limite para prática do bem, enquanto todo mal há que ser rejeitado”.
Dedico este texto, a todos àqueles que interagiram comigo nestes longos anos em quaisquer  ambientes, desde os  formais, aos informais da sociedade, especialmente o familiar e  a você que teve a curiosidade e paciência de lê-lo.

Com fé e amor seguiremos! Feliz Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário