Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 21 de abril de 2015

Reincidente temor ao Impeachment. Por que?

A propósio dos impostos cabe a pergunta. Será que hoje é diferente?

Uma grave omissão que proporcionou o momento agora vivido de rejeição a todos os políticos nacionais e a constatação de grave crise institucional,  com a  perda da capacidade administrativa com honradez  das lideranças.


Esta é uma semana especial sob o prisma do exercício da cidadania para o brasileiro porque comemoramos o dia de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, o Mártir da Inconfidência Mineira. Líder dos revoltosos contra os exageros da cobrança de impostos, via remessa de ouro para  Corte Portuguesa.  A propósio dos impostos, cabe a pergunta. Será que hoje é diferente?
Amanhã temos a epopeia  do descobrimento do Brasil que se deu em 22 de abril de 1500, a coroar de êxito a empreitada de Portugal na busca de novas terras no caminho das Índias.
De minha biografia consta a incursão na política como mais uma porta para o exercício dos dons a mim concedidos pela integração comunitária. Importante  como experiência  minhas filiações nos partidos: Liberal, do Trabalhadores e da Social Democracia por, 01, 04 e 05 anos, respectivamente.
Posso dizer sobre o assunto porque não me faltou tempo para ler e pensar sobre eles, enquanto neste último partido participei de atividades locais e em âmbito estadual, como filiado, mesmo sem cargos. Então escrevi  com propriedade sobre a Síndrome do II Impeachment em 2005. Agora se repete o comportamento pelos mesmos líderes. 
Uma desmedida omissão que proporcionou o momento atual de rejeição a todos os políticos nacionais e a constatação de grave crise institucional,  com a  perda da capacidade administrativa com honradez  das lideranças.
Dá a impressão que os democratas de 1985 desconhecem os caminhos da democracia, tal a anarquia que impera no sistema político brasileiro, (32 partidos) e corrupção incontrolável, com total descrença nas autoridades e instâncias formais do poder , resultando uma situação de anomia.
Vemos declarações de vários líderes contra o “Impedimento pelo Legislativo” da Presidente. Uma avaliação mais cética e leitura  acurada da situação, leva  a constatação de que o circo, hoje montado é interessante para quem está sob a lona. Azar do brasileiro comum do povo – quero mesmo é me assegurar.
Os políticos dos últimos 30 anos são os culpados deste estado de coisas; e pior, tem interesse que o sistema permaneça assim - as mordomias, a corrupção, a distinção social e condutas  provincianas que os envolvem são inegualáveis -   desde  as câmaras de vereadores até os mais altos cargos, passando também pelas cortes judiciais. As regalias  das autoridades brasileiras e a corrupção deslavada, sabidamente são incomuns às posturas dos líderes dos  países desenvolvidos.
Os maus condutores  da política nacional, não sabem o que fazer para reverter a situação de  agora, então é melhor ficar como está. O meu espaço está garantido quero mesmo é preservá-lo. É hora da renovação dos equívocos e distorções da cultura a nós imposta nos últimos tempos. Impeachment Já! 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário