Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A BANANA E O VASO

   ENTRE A BANANA E O VASO SANITÁRIO



É o quanto pior melhor, parece que aos organizadores...


Viver o ideal que maravilha! Antes fosse assim a vida em todo mundo, porém a realidade mostra facetas divergentes e as guerras com as mortes estupidas e objetivos também, muitas das vezes, elas estão aí para todos verem.
Está na capa da Revisa Veja atual, o atleta Daniel Alves que expressa uma banana para quem lhe jogou esta fruta em espécie. Forma de comunicação visual que vem lá dos “tempos da zagaia”.
Neste fim de semana um vaso sanitário foi arremessado por uns loucos que travestidos de torcedores e  encandecidos pelas drogas, certamente, atingiu um torcedor do Santa Cruz que estava, não foi dito o porque, entre os do Paraná, alvos da peça.
Denota esta atitude e tantas outras  que  perdemos o fio da meada no Brasil. Certo é que as dimensões gigantescas e duzentos milhões de indivíduos é um universo para acontecer de tudo mesmo, entretanto o ambiente do esporte é apropriado ao lazer, à confraternização, à descontração.
É muito triste ver pessoas jovens se matando, em contendas entre irmãos. Na condição de amante do esporte e torcedor de acompanhar todos jogos de um campeonato de seu time em São Paulo (1976), sem presenciar, uma só morte ou agressão grave. Naquele ano deu-se a invasão do Maracanã, bem administrada pelos cariocas. Também, a invasão do Japão, em 2012, onde há ordem, foi bem assimilada.
 Bastou um jogo na Bolívia para a saga mortífera fazer sua vítima fatal. Defendo que tenhamos um dia, cortes de plantão para ação da justiça de pronto: defensoria; conselho tutelar; promotor; juiz; psicólogo, médico e meios, todos os necessários.
A polícia prende, os julgados devem ser efetivados de pronto, ter seus desdobramentos imediatos. Prisão, Fundação Casa, Psiquiatria, penas alternativas, períodos sem ir aos estádios, banimento dos estádios de pronto.
 A tecnologia existe, as leis também. Elas devem se tornar efetivas por quem cuida da justiça. Os integrantes do judiciário hão de estar com seus representes nas ruas quando o povo lá estiver, lado a lado  da polícia. Assim exige o estado democrático. A polícia contém, detém e conduz.
Ao judiciário cumpre prover a justiça e ela deve ser célere e estar de prontidão vinte e quatro hora por dia, quando as situações o exigirem.
Que se diminuem  os políticos; os ministérios; as mordomias centenárias que não condizem com a vida moderna. Aos cidadãos a condição a respeitar de que a riqueza é fruto do esforço de todos, então não há que se  ter privilégios.
Uma banana deglutida com gosto, vira notícia internacional. A barbárie de norte a sul do Brasil e da Africa do Sul, não foram suficientes para  impedir a realização das copas neles.
É o quanto pior melhor, parece que aos organizadores...
Vamos ao circo que dele vem as palhaçadas, se for só isso, espero que nada de mais grave aconteça, porém pelo agravamento dos índices criminais, há que se esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário