Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 10 de janeiro de 2015

Destempero do Coronel

Discordo veementemente, pois há mais de 30 anos estamos engolindo sapo.

Com veio ideológico revolucionário destilaram ali todo ranço que tinham dos militares. De turista em turista, os bandidos tomaram conta do estado. Não é só em São Paulo, pelo Brasil tem unidades federativas, muito piores.

Em  27/12/14-Opinião, o editorialista do Estadão refutou , a argumentação do Coronel  PM Meira ex-Comandante da milícia paulista, em entrevista nele publicada às (pg A24-Metropole ed. 24/12/14), insinuando que pelo nível da autoridade exercida não deveria, num momento de despedida, expor problemas intestinos, absorvendo para si, alguns percalços e descontentamentos próprios do  ofício.
Discordo veementemente, pois há mais de 30 anos estamos engolindo sapo, nos sujeitando a secretários de segurança incompetentes, muitos com viés ideológico antagônico ao bom exercício do cargo. O estado de coisa que vivemos quanto ao aspecto criminal é fruto de descompasso das administrações estadual e federal nos assuntos da contenção de atos criminosos, como um todo.
Especialmente em São Paulo e ao que disse o Comandante, e  o fez muito bem, pois  a sociedade tem o direito de saber os conflitos de concepções político-administrativa por que passamos, muitas vezes fonte da ineficiência dos organismos estatais como um todo.
Destacou ele e concordo que  entre os entraves identificados   o maior com certeza é  a dicotomia das polícias.  Ele foi enfático ao afirmar que este sistema é arcaico e ultrapassado; referiu-se a ineficiência na investigação de crimes,  2%; de esclarecimento dos homícidios acrescento; o tratamento especial dado  recentemente a Polícia Civil com a quebra da paridade de salários; a discrepância de orçamento entre as corporações. Também, referiu-se ao fato de somente 20 dos 164 presídios do estado terem instalado os bloqueadores  de celulares.
Entendi e aprovei a entrevista de despedida e digo que atento ao que sempre passou na Secretaria da Segurança Pública,  por vezes afirmei e reafirmo que    nestes 40 anos, desde minha declaração a Aspirante muitos secretários fizeram do cargo um mero “turismo”.
Espero que as bancadas federal e  estadual eleitas neste pleito pelos militares, sejam contundentes quanto ao interesse da população no exercício do cargo, promovendo as mudanças necessárias para que o governo brasileiro dê eficiência aos organismos da  polícia e  justiça e não faça da sagrada representação popular uma conduta parcial, a propor meras vantagens de classe.
A sociedade está órfã quanto ao amparo que lhe deve o administrador público na contenção da criminalidade. Basta ver os números: 106.000 mortes ano, pelo crime e pelo trânsito. Um verdadeiro desgoverno.
Três anos a frente da maior corporação policial do Brasil é um fardo carregado com muito ardor e tenho certeza que no caso do Coronel Meira com amor, também. Tivessem todos denunciado os sapos  engolidos  Brasil afora, bem possível que muita coisa  teria mudado para melhor. Parabéns Coronel Meira que não descanse em seu intento. Lutar sempre uma boa receita para mudar usos e costumes inadequados da sociedade!
Muda Brasil queira os governantes ou não. Todo poder emana do povo! O que aí está na segurança pública não serve às futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário