Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Torpedos do Cárcere

A carga de torpedos disparada deixou empresários e políticos... 

Enquanto isso, vários expoentes do empresariado do “Clube do Milhão” tiveram seus pedidos de relaxamento de prisão negados.


Os torpedos em 2005, vieram via Correios pelo deputado Roberto Jeferson,  portanto do interior do próprio parlamento e só não fizeram mais estragos porque o mandatário máximo da república foi poupado. Ver a maioria dos atingidos por eles sem mandatos, cargos e atrás das grades, uma vitória da democracia, mesmo que parcial porque os fatos se repetem com os políticos do mesmo partido no poder central, atualmente por absurdo que pareça.
Fruto do ardil do legislador, a delação premiada foi inserida na legislação criminal de forma a  provocar que corruptos e corruptores se digladiem   pela diminuição da pena a lhes ser imposta, já foi assim no mensalão, desde que haja sucesso na apuração dos fatos com a máxima identificação dos autores dos delitos e  a recuperação possível do prejuízo ao erário público.
Em razão desta fórmula começou do interior de um presídio em Curitiba a saga do Diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa,  pivô  da corrupção  por enquanto. A carga de torpedos disparada deixou empresários e políticos em todos os níveis estonteados: governadores, senadores e deputados, inclusive líder de partido. Com isso ele foi libertado antes das festas de fim de ano, mesmo que  sob condições restritivas de locomoção.
Também o doleiro solidário e comparsa de quase tudo  Alberto Yussef,  responsável pela lavagem de milhões reais aderiu a delação premiada. Enquanto isso, vários expoentes do empresariado do “Clube do Milhão” tiveram seus pedidos de relaxamento de prisão negados.
No dia seguinte ao natal Ricardo Pessoa, indignado, relata e dispõe à imprensa, documento manuscrito de seis folhas, onde abre várias frentes - reclama do tratamento da justiça que não relaxou as prisões;  de companheiros que se transformaram em delatores e traidores; expõe que os fatos  denunciados até agora são somente a ponta de gigantesco iceberg e nomina outros casos recentes de escândalos; insinua também sobre o  uso da propina em caixa ilegal da campanha política,  e segue...denunciando.
A posse dos senadores e deputados federais está se aproximando; o fim do recesso do judiciário idem Os torpedos continuarão e se multiplicarão nas mãos de cada um dos  representantes do povo, espera-se.  Quem titubear, poderá  ir a nocaute, como aconteceu no mensalão.
Escândalo de tal porte, considerando o maior de todos os tempos, envolvendo uma estatal brasileira, não pode passar em branco com relação aos políticos envolvidos, atinja as denúncias a quaisquer instâncias do poder.  Os congressistas  tem os instrumentos legais nas mãos para as medidas mais extremas necessárias. Os brasileiros esperam atitudes sem compadrios, sem falsear, no limite do necessário para que um Brasil de alma limpa ressurja deste mar de lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário