Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 17 de janeiro de 2015

Redação Nota Zero

O que se vai pela pátria sem chuteiras: a de lápis e caneta às mãos.  


Pior que a derrota de 7x1 na Copa foi a devolução de 280.903 provas em branco, somadas às 529.374 redações no ENEM, com nota zero. 

Artigo de minha autoria publicado hoje no jornal "O Regional" de Catanduva

Levo invariavelmente aos textos observações pessoais que tragam impressões alternativas para contemplar quem as queira fazer também, contrapondo tecnicamente o prescrito ou mesmo tido como correto.
Até hoje escrever é difícil para mim. A luta para consignar o que vai na mente é hercúlea e peço vênia aos leitores porque não estou com esta bola toda, mas me atrevo a registrar pensamentos e conceitos, mais por eles do que pelo privilégio que é de poucos -  escrever bem.
Faço-o também porque devo interpretar o que se vai pela pátria sem chuteiras: a de lápis e caneta às mãos. Pior que a derrota de 7x1 na Copa foi a devolução de 280.903 provas em branco, somadas às 529.374 redações no ENEM, com nota zero. Elas resultaram no número astronômico de 810.277 candidatos considerados analfabetos funcionais, após completar o Ensino Médio.
Sobre o tema, ouso considerar que ele foi dificílimo: “A Ética na Publicidade Infantil”. Perdoem-me os arautos da educação, a palavra ética é utilizada para tudo e substitui as consagradas: honestidade, honradez, desprendimento, amor, solidariedade, integração e outros conceitos positivos ao comportamento humano.
Ética, resumidamente, se constitui num feixe de valores e conceitos que faz do agnóstico um ser normal e feliz pelo domínio deles, apesar de não se envolver em crença religiosa. “O Estado é laico”, proclamam aos ventos. Há livros e livros sobre o tema. Os filósofos, literatos e religiosos se debruçam sobre eles, desde Sócrates e Platão. Ao homem comum, o trabalho para subsistir, “vergonha na cara”: entenderiam mais facilmente.
O termo é extremamente árido, sobre o qual boa parte de quem o pronuncia, passa longe de seu entendimento. Fosse diferente, o comportamento das lideranças que o têm à boca de modo a encher as bochechas, seria outro. A capacidade de reação da população à devassidão porque passa o país, também - certamente, ela oporia resistência implacável. Ninguém enriqueceria da noite para o dia na política e na administração pública, sem bater às portas dos tribunais. Foi muita pretensão de quem idealizou o tema da redação. Eles devem viver numa bolha de excelência, extraorbital ao Planeta Terra chamado Brasil.
Os números acima são ruins, como vemos pelo ranking do Programa Internacional de Avaliação (Pisa), que se vale de dados em: matemática, leitura e ciência. Nele, entre 65 países avaliados os jovens de 15 anos, em 2012, o Brasil ocupa o 57º lugar.
Falta-nos, segundo especialistas educacionais, um currículo unificado no Ensino Fundamental e a valorização sistemática dos professores, principalmente quanto à formação pedagógica básica deles, sendo a adoção destas medidas, preponderantes para os povos que avançaram nos últimos tempos. Novas iniciativas são esperadas para minimizar estas constatações. Começar já, é preciso. Baderna, drogas, violência e corrupção não é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário