Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CONTRASTES DE PERSONALIDADE!

Li que o Brasil tem 12,9 milhões de analfabetos, sendo o 8º. país no mundo em  maior número deles

Tão prejudicial quanto a falta do alimento, constato que seja a formação moral e orientação teológica-filosófica da sociedade como um todo.

Quando olho para a pequena estante de meu escritório vejo algumas coletâneas, uma enciclopédia, toda vida escolar encadernada de forma que tenho em mãos, aula por aula desde o curso científico no Colégio Taguatinga Norte, em 1968. De onde veio o impulso para estudar não sei, me lembro de que aos 6 anos vi alguém ler uma carta e fiquei encantado.
Ao sete, ouvi a caminho do roçado a notícia da morte do Presidente  Getúlio Vargas, que  não havia aula e  que a professora tinha chorado. A escola ficava distante e sem companhia, meu pai não me matriculara. No ano seguinte, já na região de Jaboticabal fomos nós, os quatro meninos e uma menina que era a mais velha. O primeiro dia de carroça e nunca mais, uns 10 KM , diariamente e sem  faltas.
Li que o Brasil tem 12,9 milhões de analfabetos, sendo o 8º. país no mundo em  maior número deles e fico imaginando de onde vem tantos analfabetos. Ao vermos as autoridades, neste momento de campanha falar do Brasil, parece que o milagre aconteceu, sim, para alguns poucos que encheram a burra.
Tenho dentre tudo que estudei a análise dos efeitos da oligofrênia, resultados da deficiência da alimentação ou mesmo dela mal orientada quando faltam em tenra idade as proteínas e  outros elementos essenciais  ao normal crescimento.
Tão prejudicial quanto a falta do alimento, constato que seja a formação moral e orientação teológica-filosófica da sociedade como um todo. 
Das colônias e dos colonos semianalfabetos  até hoje, muitos acontecimentos houveram no mundo. A geração de meus avós e pais foram vítimas do movimento comunista e nazista, na pior fase de suas existências, suas implantações no início do século e depois com os germânicos na década de 30. Horror e mais horror. Somos felizes, sentimos alguns reflexos com alguns terroristas querendo reeditar o horror comunista no Brasil em 1964, mas não conseguiram.
Porém nem tudo são flores e eis que um aventureiro fura o bloqueio. Depois de debelada a inflação, o país nos eixos e uma escorregadela com a reeleição e lá vem ele. Mais catilinária do que Cícero e em sequência, mesmo em total contraste de personalidade, se faz Presidenta quem jamais fora sequer parlamentar.
Entretanto, há países na América Latina vivendo melhor do que nós, no mundo há vários, mas riqueza como a nossa não tem.  A hora de revermos a situação é agora. Temos que buscar quem dê continuidade ao que de bom aconteceu. É hora de elegermos outro ente político da mesma origem, seja trabalhador ou da elite, e personalidade diversa dos dois últimos. As novas gerações poderão se sentir honradas ou não, porém será por apenas um período porque os dois candidatos opositores, já se comprometeram com o fim da reeleição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário