Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ENTRE O FUMO E A DROGA

 As drogas, seja a maconha ou outras mais ofensivas, só fazem prejudicar o ser humano.

A família; as comunidades de nosso relacionamento; o esplendor da natureza; a energia magnânima que enleva seu viver em sobriedade devem ser cultuadas, sem drogas e excessos de qualquer natureza.

Artigo de minha autoria publicado em 03/9, no Diário da Região. 


Inexplicável a proibição de fumar e a liberação das drogas, maconha e outras. Notícias dão conta de que foram multadas 2.854 pessoas pelos fiscais da lei antifumo em São Paulo e que ela tem uma adesão de 99,7% dos paulistas - comemoraram seus editores em 29/8 último, dia do combate ao tabagismo.
A contradição está na defesa de algumas lideranças para liberação do comércio e uso das drogas no Brasil. O cigarro até pouco tempo tinha uma aceitação maciça, ninguém era censurado por fumar, ao contrário era charme, principalmente para os homens e autoafirmação para as mulheres. A edição da lei há 5 anos alcançou seu objetivo; hoje nas reuniões sociais é difícil ver quem está procurando lugar para fumar ou mesmo fumando no espaço reservado para tal. Ficou “demode”, então quem está com vontade se segura: o comportamento humano é facilmente condicionado à aceitação coletiva.
Todos sabem que o indivíduo é sugestionável, existe o modismo e o que está fora dele é rejeitado e até mesmo abolido com o tempo. O cigarro é também contrabandeado, porém num grau menor do que as drogas e com menor lucratividade, no entanto seu consumo absurdamente maior e retraiu muitíssimo. A incidência de câncer do pulmão; outras doenças e inconvenientes nos relacionamentos pessoais foram evidenciados nas sucessivas campanhas inibidoras.
As drogas, seja a maconha ou outras mais ofensivas, só fazem prejudicar o ser humano, sob o ponto de vista da saúde, tanto na disseminação de doenças graves como da desmoralização pessoal, provocando abatimento psicológico no seu pós-uso. Ela consiste numa degradação severa da pessoa, incidindo principalmente na juventude, constituindo-se em fator motivador de crimes e segregação social. Do que aprendi, vi e vivi na rotina policial sou visceralmente contra a liberação das drogas pelos malefícios ao ser humano decorrente de seu uso.
A sobriedade contrapõe-se à alienação do estado de drogado, sendo tão diverso que este último distancia o humano da sua condição de racional e neste estágio só resta ao indivíduo a alucinação, quando tudo pode acontecer, sendo o resultado invariavelmente os crimes que vemos diariamente nas notícias policiais.
É linda e sublime a sensação de que a vida se desenvolve conforme os propósitos de um plano superior. Esta sensação se dá na plenitude de um viver harmonioso. A família; as comunidades de nosso relacionamento; o esplendor da natureza; a energia magnânima que enleva seu viver em sobriedade devem ser cultuadas, sem drogas e excessos de qualquer natureza.
Quem defende a alienação, alienado é. Daí os descontroles de hoje de uma sociedade de indivíduos manipuláveis que apesar de parecerem rebeldes e indomáveis, se tornam sim em irracionais sob o efeito de droga. Aos sóbrios e sem fanatismos, mais difícil ludibriar. Para eles inexistem salvadores da pátria. São guias de si mesmos, conforme seus valores - não compram e nem se vendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário