Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

TRUNFOS PERDIDOS!

Ao rebater para a política, o ano de 2005 foi fundamental na sequência dela a nível  nacional.

Quando acontece o inusitado, os trunfos começam a sair da cartola. Só agora, no período eleitoral se protocola proposta de redução da maioridade penal quem esteve nos poderes executivo e parlamentar, nestes últimos 20 anos.


Inexistia para mim jogo a dinheiro que não me prendesse à mesa, mas a “béstia” tem a característica do desafio e da teimosia em que o jogador quer sempre a próxima rodada e de preferência que a aposta esteja alta para recuperar o dinheiro perdido. Os trunfos, naipe que tem a preferência na rodada, são muito cobiçados.
Entre o perde e ganha,  à noite;  o descanso sempre se perde. De repente, aconteceu um fato terrível em que dois jovens muito amigos trocaram tiros no alojamento por causa de acerto de irrisória conta de jogo. Neste dia prometi  a mim mesmo que jamais poria a mão num baralho para jogar a dinheiro e cumpri .  Joguei amigavelmente, truco e buraco bastante, porém jamais a dinheiro.
Na béstia,  já disse o naipe da vez se transforma em trunfo e manda no jogo, quem sai com dois na rodada pode bater com força na mesa que dificilmente não fará uma vaza (uma mão) como dizíamos entre a italianada e negros também, a miscigenação sem qualquer estímulo a diferenciação pela cor, muito menos rancor, a época.
Ao rebater para a política, o ano de 2005 foi fundamental na sequência dela a nível  nacional, uma vez que as acusações sobre o maior escândalo de corrupção da história do Brasil fervia em alto grau, entretanto as lideranças recuaram e não propuseram o II Impeachment   do Presidente.  Analiso que  tendo sucesso ou não, a gravidade da situação seria maciçamente levada a população, sendo o resultado indecifrável, porém certamente aconteceria o aperfeiçoamento da democracia pela demonstração de lutar do povo brasileiro, o que já acontecera.
Entretanto o que se vê é o cacifar da luta contra os militares que se expressam pelas Comissões da Verdade espalhadas por todo o país que  coloca os políticos atuais no mesmo balaio. Quando acontece o inusitado, os trunfos começam a sair da cartola. Só agora, no período eleitoral se protocola proposta de redução da maioridade penal quem esteve nos poderes executivo e parlamentar, nestes últimos 20 anos..
A política é o mais difícil dos jogos e quem não aproveita os trunfos na hora certa, como no carteado sai arrasado da mesa, é o que parece vai aconteçer com as duas  siglas que dominaram a política nos último 20 anos no Brasil.
“O hum milhão de pessoas nas ruas na mais espontânea manifestação popular da história do Brasil, onde jovens ocuparam as abóbodas do Congresso Nacional, enquanto a massa expulsava todos os partidários de seu meio, expressou o mais legítimo desejo  de profundas mudanças”.
Quem sabe outra pessoa da mesma origem do “Senhor Tudo” do Brasil, não consiga reverter parte das mazelas que a elite política critica, critica, mas não ataca para valer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário