Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 20 de setembro de 2014

OCORRÊNCIA DA LAPA!

Lamentável  ver aqueles jovens querendo arrebatar o detido.


 A ação dos PM foi efetivada, com a detenção do indivíduo,  utilizando  os meios possíveis e comedidamente, sem um só golpe como se viu, enquanto a reação popular em total contrariedade a lei e qualquer parâmetro de um povo civilizado

Ao assistir ao vídeo completo da ocorrência da Lapa, voltei a 25 de dezembro de 1975,  Natal,  uma manhã ensolarada e nós de serviço na Ronda Oficial do 4º. BPM/M, quando  de súbito  no rádio um chamado para Perus,  natureza do ocorrência agressão.
Estávamos nas imediações e nos dirigimos ao local quando  verificamos que um jovem, dentro de um córrego raso, ameaçava a mãe e os irmãos menores de posse de um porrete. As guarnições estavam reduzidas e pela distância  não pedimos reforço. Ao usar o gás lacrimogênio, ele ficou mais furioso ainda, daí; aos entrarmos em luta corporal com ele que foi dominado, após rolarmos pelo barro. A equipe, um cabo e um soldado, era jovem, combinamos o que fazer e o levamos. Na academia participava das competições de judô,  tinha confiança e disposição para a ação como desenvolvida, os dois praças não regatearam apoiaram no domínio dele. Cheguei em casa para um banho na hora do almoço, uma cena contrastante, estava num barro só.
Narro o fato porque, diferentemente do que aconteceu com esta última ocorrência de  consequência fatal. Lá atrás a família aceitou a ação da polícia, não fez como os camelos  agressivos da Lapa. Não houve aglomeração e nem revolta de ninguém.
Lamentável ver aqueles jovens querendo arrebatar o detido. É muito triste ver a situação da sociedade brasileira, principalmente a juventude e saber por que tudo isto acontece. A degradação é tal que estamos vivendo uma barbárie, com 290 pessoas mortas por dia em ações violentas, seja no trânsito ou assassinatos. O resultado da ação dessa semana é consequência da lógica do enfrentamento difundido por esta liderança canhestra que desde 1985, só faz atiçar o povo contra as polícias militares, a propalar sistematicamente  a extinção da PM. O confronto no centro de São Paulo durante a semana, outro absurdo.
 A ação dos PM foi efetivada, com detenção do indivíduo,  utilizando  os meios possíveis e comedidamente, sem um só golpe como se viu, enquanto a reação popular em total contrariedade a lei e qualquer parâmetro de um povo civilizado. Há o equívoco de alguns e deliberação de outros de pedir a extinção das PM.
Esclareço àqueles que  me acompanham que esta tese foi levada em 1985 à Comissão dos Notáveis, 100, personagens credenciados pelos constituintes e  presidida pelo Deputado Federal, o reconhecido  jurista Afonso Arinos, entretanto foram tantas as assinaturas contra a propositura que a votação foi 97 a 3 votos pela permanência das PM, com o que não se conformou até hoje a ala dos anarquistas e radicais  da liderança dominante.
Temos uma chance clara de que este estado de coisa possa mudar. Dia 05 de outubro está chegando. Existe a consciência da negatividade do momento, não dá para deixar para depois. É a típica eleição de que entre a premissa maior e a menor, temos que optar pela exclusão da pior. São 12 anos de desacertos de toda ordem e muita corrupção.  Esta é a hora, não podemos continuar incidindo neste erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário