Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sábado, 11 de outubro de 2014

APREDENDO A VOTAR

Quanto ao pleno exercício da cidadania é inerente às profissões.


Sejamos todos felizes com a vitória de quem for melhor para todos nós, principalmente as novas gerações. Particularmente, vou de mudança da atual mandatária, legítima alternativa que o pleito nos dá, quando permite a escolha. Até o dia 26!

Artigo de  minha autoria, publicado hoje em "O Regional" de Catanduva.


Em apreço ao sentimento democrático e o pleno exercício da cidadania, por recomendação de advogado, dentre os que tive acesso na OAB/São Paulo, não foram muitos. Fiz várias pesquisas na AASP e também estive por algumas vezes na sede da entidade-mãe, onde cuidava de processo. Nestas oportunidades, visitava as seções e conversava sobre a classe. Confesso que o estatuto foi um estímulo forte ao iniciante, por recomendar destemor e o incentivo maior mesmo, o convencimento da imprescindibilidade do advogado à administração da Justiça. Em várias viagens de 2 dias à época, visitava repartições na Capital, entre protocolo de documentos e acompanhamento - um verdadeiro elixir no pós-aposentadoria. Lá se foram os anos...
Nestas conversas me foi suscitado escrever. Conquistei aos poucos este espaço e o faço com mais intensidade agora, apesar das dificuldades com decorrente esforço à superação no sentido da razoabilidade na ação. Quanto ao pleno exercício da cidadania é inerente às profissões. Inexiste policial que não seja concitado a se doar às comunidades, idem ao advogado e professor.
Quanto ao voto, expresso aqui experiência, aquela que vem de um detalhe, fruto do envolvimento emotivo nas coisas que faço ou mesmo que de uma forma ou outra, me diz respeito. Foi assim que ao término da apuração da eleição, nos idos de noventa, expressei à autoridade judicial a quem acompanhara ininterruptamente, meu pesar pela diluição dos votos entre os concorrentes de Catanduva à Assembleia Legislativa. Eles ficaram muito longe do esperado. Recebi do interlocutor a seguinte resposta. “Não se preocupe, Capitão: se foi assim, é porque não houve merecimento de nenhum deles”.
Hoje, após constatar a eleição de uma deputada estadual, uma suplência com possibilidade de assumir e mais um federal, regozijo-me com todos os catanduvenses e parabenizo os eleitos. Também, na corporação militar houve boas surpresas, pois foram conquistadas 3 cadeiras na Assembleia (SP), e duas na Câmara Federal, enquanto o time da segurança pública, incluindo os delegados de polícia, foram 15 em Brasília, a mais numerosa representação de todos os tempos.
Atualmente, a possibilidade de inteiração pela facilidade de comunicação permite o acesso às pessoas para que as razões do voto sejam explicadas e entendidas.
À democracia, um salve entusiasta daquele jovem policial que, adulto, leu seus princípios em Brasília e depois os releu nos altos da Cantareira, no sopé da Mata Atlântica, num cantinho chamado Barro Branco. Sobre ela aprendi nas escolas e ao longo da vida, por isso mesmo valorizo quem dela participa. Cumprimento também todos aqueles que se candidataram. Sem candidatos não há escolha. Há feudos e dinastias.
Sejamos todos felizes com a vitória de quem seja melhor para todos nós, principalmente as novas geraçoes. Particularmente, vou de mudança da atual mandatária, legítima alternativa que o pleito nos dá, quando permite a escolha. Até o dia 26!

Nenhum comentário:

Postar um comentário