Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 7 de outubro de 2014

EMBATE FINAL

Se a eleição do metalúrgico encantou a muitos, a mim é que não foi.

Este ato merecia  o desencadeamento do 2º. Impeachment que foi abortado em 2005. Este equívoco político, nos custou mais 8 anos de submissão ao sempre nefasto pensar corruptível, iniciado em 2002.


Em pouca linhas expresso sentimento de que o maior  erro da história de nosso país terá fim no dia 26 próximo com a deposição pela arma democrática do voto da atual mandatária da nação. Se a eleição do metalúrgico encantou a muitos, a mim é que não foi. Depois de eleito, até despi-me dos receios para assimilar o encantamento demonstrado pela elite política, via socialismo internacional que fez dele um ícone a ser contemplado em lugar de destaque.
Sociedade, remida do cancro da inflação, entusiasmada com tudo que se referisse a liberdade e direitos, baixou a guarda e fez coro ao momento mágico da democratização do Brasil pelas mãos populares alçadas ao poder.
Entretanto para não falar que não falei de flores, nem tudo se fez de  flores.   Atitudes maniqueístas foram articuladas com a  posse da nação pela via da degradação dos valores morais. Articuladas no 3º. andar do imponente Palácio do Planalto, cuja arquitetura foi delineada pelo comunista Oscar Niemeyer, que imaginou uma nova sociedade sem escalas, ao frequentar lugares comuns aos serviçais, pedreiros, engenheiros, doutores, enfim,  Brasília estava começando e as opções de lazer eram poucas.(Biografia-entrevista televisiva).
Infelizmente, pessoas tacanhas   arquitetaram um plano de continuidade no poder por longo tempo, pela cooptação, via corrupção, com a compra de votos das lideranças das casas de lei, De forma que seria só imaginar e implementar o que quisesse, inexistiria Congresso e sim uma gangue de despudorados senhores a votar o que viesse do executivo. Isto perdurou até que  alguém se sentisse traído na sub-reptícia  manobra e denunciasse. Todos  sabem o desfecho. A Veja publicou “Ali Babá e seus 40 ladrões”. A condenação pela corrupção do Mensalão, um processo que resgatou em parte a dignidade do brasileiro.
Este ato merecia  o desencadeamento do 2º. Impeachment que foi abortado em 2005. Ele nos custou mais 8 anos de submissão ao sempre nefasto pensar corruptível, iniciado em 2002. Tornou-se rotineiro, escândalos e mais escândalos, sendo que os últimos são piores do que o Mensalão, o caso Petrobras uma infâmia  e mesmo assim a empáfia do poder continua imune de respingos. Não fosse verdade, a deposição aconteceria em 1º. Turno.
Ao expressar sentimento de negatividade pelo encaminhar da eleição, em fila de supermercado,  de bermuda e bem descontraído, ouvi de um casal acompanhado de uma adolescente: é, eles não sairão mais do poder não sô – “no Brasil só tem bandidos”. Fiquei imaginando o que passará na cabeça daquela jovem por toda vida.
Contraditei moderadamente, pois conversa de fila, contém ou não verdades, decida o  leitor, - mas a interação é salutar e passa o tampo..  Falei que não acreditava ser bem assim e que teríamos uma chance de nos recuperar se mudasse a atual mandatária.  É isso o que espero. Fiz  a minha parte. Àqueles que de longe que nos acessam é este o nível de convivência  atual,  conforme expressou o casal na fila.  Não concordo totalmente é óbvio, mas é triste que  muitos jovens estejam saindo do país. Milhares estão comprando no exterior pela carga tributária  absurda. Solução para amenizar a situação, deposição via eleição. Salve a democracia e a  pátria amada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário