Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CÉLERES DECISÕES

Das céleres decisões dos tribunais esportivos podemos extrair ensinamentos. 
"O promotor de justiça é quem conduz a ação penal, dispensando-se o retardatário e oneroso inquérito policial, legalmente prescindível na administração da justiça"
Artigo publicado hoje no jornal "O Regional" de Catanduva de minha autoria.
Frequentar o curso na Escola de Educação Física da Polícia Militar foi  mais um, dentre os  objetivos alcançados ao sair da Academia. Após sua conclusão, seja em razão da função profissional ou por engajamento espontâneo, certo é que desde 1978 até os dias de hoje, reservo ao esporte e atividade física, um cadinho do meu tempo e assim sigo em associações esportivas, como sempre fiz, como dirigente ou mero colaborador.A oportunidade  do lazer através do esporte, aliada ao servir à comunidade, uma fórmula a estimular o meu viver positivamente. O esporte é maravilhoso quanto ao seu reflexo na formação do indivíduo, inigualável mesmo. A vida é um eterno competir e o aprendizado do perde e ganha em tenra idade, dentre outros aspectos, uma reserva incomensurável de resistência  às agruras  ao longo da vida.
Quanto ao tema, afirmo que das céleres decisões dos tribunais esportivos podemos extrair ensinamentos quanto ao efeito que as cortes de pronto julgamento provocariam na sociedade se existissem em nosso país.
Este é um tema desafiador e profundo quanto ao legado do judiciário no  mais amplo entender de todas as suas  competências e responsabilidades. O exercício da advocacia, proporcionou a mim conhecer mais, sobre a sociedade e a própria justiça, sedimentando convicções.
No Congresso Internacional de Segurança Pública  realizado em abril último, em São José do Rio Preto,  constatou-se  que inexiste em outros países duas polícias com funções superpostas e concorrentes. O promotor de justiça é quem conduz a ação penal, dispensando-se o retardatário e oneroso inquérito policial, legalmente prescindível na administração da justiça.
Quanto às instâncias esportivas, o Grêmio  foi eliminado e a Portuguesa rebaixada, aceitaram a pena; atletas são punidos automaticamente; suspensos em menos de 10 dias, recursos julgados em segunda instância em  15, com decisões de pronto, multas altíssimas, mandos  alterados e segue o jogo.
Bem ou mal a dinâmica do esporte exige decisões de pronto: do árbitro, dos atletas na definição da jogada e dos julgadores, o que “latu senso” a sociedade no seu todo também espera da justiça. Que as futuras gerações tenham novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário