Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UM NOVO ALVORECER


 Quando ninguém se propuser à ação política, adeus estado.

 Espero que os brasileiros tenham dias melhores. O  país está desfigurado e seu povo não se apercebe disso. Dia 26 tem a decisão, ela decorrerá de nosso ato. Espero um amanhã alvissareiro pela verdadeira mudança.

Em minha vida inicialmente questionei a finalidade da polícia, tão depreciada e particularmente ficava me perguntando até onde se justificava a presença dela no seio da sociedade. Da mesma forma quanto àqueles que dizem não gostar da política.  Por paradoxal que pareça a necessidade da polícia e da política tem origem na mesma fonte que é o grupo organizado. Este é um período de transformação do homem, aquele nômade solitário que descobre na vida coletiva mais facilidade, mais comodidade  e segurança.
Desta evolução, decorre a necessidade dos líderes e deles as orientações por ordens que se inspiravam em conceitos que a comunidade tinha como parâmetro do viver  no grupo em ascensão . Aí, deu-se o princípio do que se vê hoje, passados estágios infindos de evolução. Ao manusear compêndios de Sociologia e Teoria Geral do Estado, formas de estados e suas justificativas, ficou fácil entender  e explicar o sentido da ação policial e também da política.
Fez-me muito bem este entendimento, porque há na sociedade paradigmas a serem derrubados e um deles é a rejeição à polícia e em parte à política também.   No caso da polícia, a rejeição está no efeito direto do aspecto repressivo de sua missão. Entretanto sem o braço da força  nenhum cacique faz cumprir suas ordens, mesmo os mais iluminados e pacíficos líderes - Gandhi e Martin Luther King foram assassinados.
Mais triste que a rejeição a ação policial é o alheamento à política, pois sem cacique não há tribo e nem o grupo organizado. Quando ninguém se propuser à ação política, adeus estado.
Como profissional de polícia aprendi e me convenci da importância dela; jamais me furtei  de explicar aos meus comandados a função da polícia, seus limites de ação e a de cada um dos órgãos do Estado afetos a área: Justiça, Polícia Civil, Polícia Federal, Rodoviária Federal e Sistema Prisional.  Do resultado, o regozijo de em 15 anos no comando operacional de tropa, não incidir  nenhum fato morte quer seja de policial militar ou de civil envolvido em ocorrência.
Quanto à política, julgo alienação cidadã no estágio  vivido, a pessoa não se indignar ao ponto de não decidir fazer alguma coisa em sua própria defesa e das futuras gerações. Existem povos, nações que se distinguem de nós pelos bons hábitos e elevada cultura. Hoje, com a evolução das comunicações temos a aldeia global. É triste ver o nível das acusações que recaem sobre os mandatários  e as chances que se lhes apresentam de reeleição, um despropósito a testar a nossa sanidade.
 Espero que os brasileiros tenham dias melhores. O  país está desfigurado e seu povo não se apercebe disso. Dia 26 tem a decisão, ela decorrerá de nosso ato. Espero um amanhã alvissareiro pela verdadeira mudança. Ilógico  dizer que ela será feita por quem está há 12 ano no poder  e nos colocou nesta vergonhosa situação,  Uma chance ao candidato da oposição. Uma chance a esperança.
Vamos de azul para um novo alvorecer no dia 27!

Nenhum comentário:

Postar um comentário