Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

CATANDO OS CACOS!

Encontrar Brasília com 6 anos, saindo de uma cidade que não tinha empregos.

Não é bem assim, o mapa das eleições mostra que nas regiões onde a incidência do bolsa família é menor, perdeu a candidata ao continuismo. Está comprovado que o assistencialismo ganhou mais uma eleição. 


Finda a acirrada contenda, vimos um quadro que define bem a situação do país. Os anos passados nos dá o direito a história pessoal e da análise de tudo que se passou ao seu redor. Cresci no campo, estudei interno dois anos na adolescência,  trabalhei duro  dos 15 aos 19 e depois,  funcionário público. Hoja sou advogado, incluindo ainda a formação em Educação Física que exercitei na corporação e clubes particulares. Dos  quatro anos em Brasília, uma experiência riquíssima quanto a interação com pessoas de todas regiões do país.
Encontrar Brasília com 6 anos, saindo de uma cidade que não tinha empregos e deparar com aquela agitação. Tudo novo e construído em tempo recorde, ao som da música “Brasília a capital da esperança” que era executada a toda hora, empolgante quanto ao sentimento pátrio.
O retorno dos militares ao poder, que vinha de uma tradição rotineira na história da  nação. Confesso que ouvi de rádio instalado em alojamento do Palácio do Planalto, a seguinte chamada: acesso ao serviço público doravante somente por concurso,  um comunicado motivacional ao jovem em busca de seu espaço.  Algo que não se esquece, pois ao final daquele ano permaneci no Distrito Federal, conforme planejara ao ingressar por concurso na PMDF – Polícia Militar do Distrito Federal.
Evidente que ao combater terroristas em 1970, um contraste a tudo que esperava para a nação e minha vida, embate que jamais se esquece. O evoluir de tudo isso vai apartando o joio do trigo. Também o desenrolar da vida e a participação na administração de funções públicas no estado, a possibilidade de  viver os acertos e erros que  apura o crivo da observação do estrato social.
Então quando Roberto Jeferson denunciou a corrupção de tantas autoridades de uma só vez, vi ali um divisor de águas do que  estava acontecendo e que poderia haver um basta a tudo. Houve hesitação à época quanto a proposição do Impedimento do Presidente via Congresso Nacional, como aconteceu em 1992, razão porque não temos uma avaliação do resultado em todos os sentidos desta, iniciativa contida. O que se tem é que apesar da corrupção campear solta, o partido que mais teve acusados condenados, está no poder há 12 anos e continuará mais 4.
Todos indicadores econômicos no mês da eleição estão péssimos, vários escândalos sucessivos de malversação de verba, suficientes para derrubar qualquer governo e perdura a vitória. O estratagema deu certo. Sorte partidária de quem o projetou para o futuro, lá atrás. Azar de quem não soube fazer a devida oposição, ante tantos desacertos, principalmente da deslavada corrupção. Estão proporcionalmente igualados 51,64 x 48,36, pouca coisa os separa imagina o incauto ou sábio eleitor, depende de que lado ele se posicionou.
Não é bem assim, o mapa das eleições mostra que nas regiões onde a incidência do bolsa família é menor, perdeu a candidata ao continuismo. Está comprovado que o assistencialismo decidiu mais uma eleição no Brasil. Quando este quadro vai mudar para que tenhamos um país de pessoas que possam votar sem pensar no  “toma lá, dá cá”, uma incerteza que nos apequena.
Que haja intenso embate nas casas legislativas e paz para as pessoas irem e virem: sem fogo em ônibus; invasão e destruição da propriedade alheia; sem drogas e morticídio,  sem maiorias e nem minorias raivosas; com justiça célere ;com pessoas procurando estudo e trabalho, no sentido de que progridam e se libertem na busca de uma vida com seus próprios esforços. Esta é a melhor opção para todas elas e nós outros.
Paz, amor, trabalho e prosperidade para todos os brasileiros é o que desejo. Na política perder ou ganhar é circunstancial, perde de verdade quem dela não participa. Dei a minha contribuição, conforme me permitia as circunstâncias de momento. Estou feliz comigo mesmo. Estarei contigo que sonhou uma nova liderança já, catando os cacos,  para redesenhar um país com mais pessoas que independam de ajuda do governo para viver, como fiz particularmente em toda a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário