Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

terça-feira, 21 de outubro de 2014

REPIQUE DA CORRUPÇÃO!

Eles vivem num mundo de ilusão descabida que contraria o que vemos e sentimos!

O caso da Petrobras, maior que o do Mensalão. Temos  uma oportunidade de optarmos pela verdadeira mudança, representada pela eleição do candidato da oposição.


O homem é fruto do meio. Uma afirmação que ouvimos muito no aprendizado da sociologia. Evidente que este é um pensamento difícil de contestar, pois assimilamos hábitos alimentares, higiênicos, linguísticos  e outros conforme o ambiente em  que nascemos, crescemos  e vivemos. Então o caboclo tem o seu jeitão, o citadino suas manias; o italiano, o japonês, o negro, o índio, cada qual com seus costumes, e por aí vai;  todos nós somos influenciados mesmo pelos mais próximos.
Daí ser fácil concluir que as ideologias, ou seja o que  vai no campo das ideias sobre os valores que devem prevalecer na sociedade são importantíssimos para o indivíduo. Não temos o coletivo sem: o ele, o eu,  o você que acessou agora, seus familiares, os meus e dos outros,  o nós forma a  comunidade.
 Quem formula as teses gerais da condução da nação? Fácil concluir que os políticos. Entre os outros estão os governantes pelo que se vê no país. Eles vivem num mundo de ilusão descabida que contraria o que vemos e sentimos, sendo que os índices estatísticos comprovam esta contradição. Por isso mesmo, neste domingo prezado leitor quando for a urna , pense na violência desmedida: são 290 pessoas mortas violentamente por dia no Brasil; somos os campeões no uso do crack; temos uma educação com um dos índices mais baixos, perdendo longe do Chile para ficar só na América latina;  nenhuma universidade com destaque internacional; nenhum prêmio nobel em qualquer área; nenhum filme ganhador do Oscar; carga tributária das maiores do mundo com serviços públicos da pior qualidade e sistema carcerário criticado pela ONU, recentemente, impunidade e licenciosidade anárquica.
Estes conceitos e dados servem para pensarmos melhor o momento vivido que é de decisão. Ninguém merece tanta corrupção como a deflagrada nestes  últimos 12 anos. O partido majoritário, que perseguiu por 20 anos a presidência, ao assumi-la desfigurou-se pelos continuados casos de corrupção. Boa parte de sua principal liderança foi condenada a prisão. Outros escândalos acabam de ser denunciados. O caso da Petrobras, maior que o do Mensalão. Temos  uma oportunidade de optarmos pela verdadeira mudança, representada pela eleição do candidato da oposição.
A chance da mudança que pediram os brasileiros nas ruas em junho de 2013, é agora ou nunca!  A alternância no poder fará bem ao país no enfrentamento de conceitos equivocados quanto a ideologia dos mandatários de plantão. Quem é complacente com corrupção ou dela participa, não merece governar o Brasil. Corrupção é crime! As denuncias incluem o Partido dos Trabalhadores como beneficiário dela outra vez na Petrobras como aconteceu no Mensalão. É repique de ato pelo qual já foram condenados e com o mesmo objetivo da perpetuação no poder. Renovação já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário