Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ATITUDE ÍMPAR

 O gol do dia!

 Os japoneses recolhendo a sujeira dos papéis que utilizaram durante o jogo: Costa do Marfim 2 x Japão 1 - 15/06/2014



Já escrevi sobre o futebol em Partida Indescritível,  onde abordei vários aspectos sobre o esporte e o encanto com a partida  entre Holanda e Espanha. Agora abro um parêntese para explorar a conduta da torcida japonesa no jogo Costa do Marfim 2 x Japão 1 - 15/06/2014 .
Em 1992 em curso profissional para a promoção a major sentei em carteira ao lado do Capitão PM da turma Edson Gonçalves e também viajamos juntos em  estágio nos Estados Unidos. Ele oficial do Bombeiro e eu do Policiamento Urbano. Os cursos são assim, há ao aprendizado sistemático via currículo e o informal pelo convívio pessoal na turma e mesmo das mais diversas experiências dos componentes dela e corpo docente.
O Edson havia passado 3 meses no Japão em estágio  de aperfeiçoamento na atividade de bombeiro e conversamos muito sobre assuntos diversos. Especificamente sobre os usos e costumes japoneses ele atestava que a disciplina deles é muito espontânea e lhe chamava a atenção que em reunião social, à menor ingestão de álcool iam embora de carona ou táxi e no outro dia vinham pegar o carro.
Também conversei muito com o amigo comerciante que deixou tudo e que lá passou 5 anos que ressaltou o recebimento do dinheiro da hora extra no envelope ao passar pela portaria da fábrica na saída do turno. E também sobre  o respeito rigoroso aos direitos trabalhistas. 
No pós tsunami a espantosa situação da recuperação de dinheiro em espécie muito tempo depois e o repórter Roberto  Kovalik da Rede Globo disse, é fácil explicar: no Japão ninguém quer o que não é dele – quem acha entrega a autoridade que anota as condições em que foi localizada a importância; quem perdeu quer somente o que perdeu e desta relação de honestidade exsurge a possibilidade de rever o dinheiro.
Em breve crônica ao deixar o país mostrou o Repórter as várias vagas de carros vazias, no prédio que residiu inclusive a sua, e disse: tem carro quem que,r pois o transporte público na 6ª. maior cidade do mundo é suficiente para todos, trens e metros;  onde ninguém chega atrasado; a possibilidade de deixar a mala em plena via que será entregue a polícia e não furtada e a limpeza da cidade é impecável.
É para isso que estou me dirigindo aos leitores  e constatar que: o gol do dia   foram os japoneses recolhendo a sujeira dos papéis que utilizaram durante o jogo.
Sem mais argumentos para hoje. Admiração pelo povo japones! Parabéns. Exemplo para o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário