Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 23 de junho de 2014

ENCANTO ESPORTIVO

O Brasil é o país do futebol, isto ninguém pode negar.

Por tradição, a trégua continua, apesar das vaias na abertura. O treinador entretanto da sinal de senilidade ao colocar um abrigo com um calor escaldante e ainda assumir que foi por pura superstição.



O esporte sempre encantou o mundo. Introduzidos os jogos olímpicos na antiguidade pelos gregos, por volta do ano 776 A.C. já naquela época havia trégua entre as cidades beligerantes para as suas edições. O mesmo aconteceu quando o Santos de Pelé marcou um jogo no Congo, continente africano, cuja tribo se achava em guerra civil.
A população cessou os conflitos para que ver Pelé e seus companheiros jogarem e houve jogo nas duas tribos. É assim que a nação está alegre com o convívio com tantos povos distantes e o tremular de tantas bandeiras. Um ou outro incidente e nada mais, é certo que as emoções estão um tanto quanto contidas, é só o início
Entres os visitantes a maior emoção, pois além do esporte eles estão em viagem, conhecendo o Brasil. Em campo, surpresas como a eliminação precoce de Espanha e Inglaterra e no grupo da morte a classificação por antecipação da Costa Rica que não tomou conhecimento de duas ex-campeães mundiais.
Neste caso, foi interessante ver toda crônica esportiva se desculpar por ter subestimado os vizinhos costarriquenhos. Futebol é assim mesmo surpreendente, onde tamanho e tradição não é documento.
O Chile também fez bonito e está com pose de com boas chances de ir a final, tem bom time. O início das oitavas prometem melhores jogos ainda, aumentando a empolgação dos brasileiros, conforme avançar a nossa seleção rumo a final.
Por tradição, a trégua continua, apesar das vaias na abertura. O treinador entretanto da sinal de senilidade ao colocar um abrigo com um calor escaldante e ainda assumir que foi por pura superstição. Orar, pedir, psicólogo, até entrar com o pé direito no campo, mas vestir um abrigo com calor é se expor ao ridículo.
Recentemente foi o responsável pela segunda queda do Palmeiras para a 2ª. Divisão do futebol brasileiro; convocou o goleiro culpado por falha decisiva pela perda da última copa que joga em time de 2ª. Classe, é supersticioso e vai  mal por falta de humor nas entrevistas. Talvez cheguemos,  mas não será por méritos dele.
O Brasil é o país do futebol, isto ninguém pode negar. Nossos campeonatos estão terríveis de ver. Um time brasileiro foi campeão mundial jogando para trás. Entretanto temos os melhores jogadores nos melhores times do mundo em várias posições. Tudo é possível a partir disso, tudo é possível nesta Copa, os resultados dizem isto.

Se a família Scolari for campeã não será pela sabedoria do patriarca e sim pelo conjunto da obra. Se perder bem possível que leve a culpa! Assim segue o futebol. Depois disso mais quatro meses para o principal jogo do Brasil: as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário