Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 4 de junho de 2014

MARKETING AGRESSIVO

 O marketing agressivo é um desrespeito a nossa individualidade

Não bastasse o político com o nosso dinheiro, temos inescrupulosos empresários. Estamos num momento de total desrespeito a pessoa humana. É constrangedor.


Muitas empresas acessam nosso telefone e disparam o chamado. A equipe é treinada para não dar tempo para pensar, então, recebo a ligação e com uma série de interesses a resolver por telefone, atendo.
Um jornal de renome oferece 20 dias de  entrega gratuita e vasculha meus dados, porém quanto aos bancários recusei. Eis que acordo no dia seguinte com o chamado do telefone, a mesma a pessoa querendo completar os dados e a dizer que durante a gratuidade era só  ligar para desistir do contrato.
Então indaguei se não era mais fácil ela ligar novamente para confirmá-los  e ela respondeu que era norma da empresa. Sugeri que a empresa fizesse palestras, oferecendo um cafezinho e outros atrativos, com temas de interesse cultural, e aí lançasse o pedido do cadastro e a gratuidade, a quem interessasse.
Forneci todos os dados por duplo impulso: saber que do outro lado da linha tem alguém que depende daquele trabalho e mesmo pela gratuidade e renome da empresa, porém na hora que me remeteram ao setor de auditoria que os confirmaria, fui ao chão.
Ao atendimento da auditora expliquei que havia vencido uma ação por danos morais por assédio comercial indevido, protestei veementemente quanto ao método de abordagem. Ela se comprometeu em cancelar os dados registrados e que jamais serei contatado.
Antes mesmo que tomasse café, outra ligação de empresa de telefonia, educadamente dispensei.
A tempos o temor  que nos transformaríamos em simples números. Felizmente temos o judiciário e leis. Com argumentos e provas contundentes, inúmeras ações de danos morais são julgadas procedentes é o que faço ver às atendentes ao final da abordagem, uma vez que as ligações são gravadas. Então  fica o dito pelo não dito e emprego meu tempo no desfazimento de uma impertinente abordagem.
 Aconselho a rejeição de imediato de toda ligação pedindo dados cadastrais. Há muitas outras formas de conquistar  o cliente. O marketing agressivo é um desrespeito a nossa individualidade. Não bastasse o político com o nosso dinheiro, temos inescrupulosos empresários. Estamos num momento de total desrespeito a pessoa humana. É constrangedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário