Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 13 de junho de 2014

PARTIDA INDESCRITÍVEL


Os holandeses detonaram os campeões do mundo e deram o troco da derrota na final da última copa com cinco gols fantásticos!

Ainda bem que temos o esporte, a música,  a arte, a dança, a pesca  e muitas outras atividades de lazer para compensar as vicissitudes da vida. Uma pena que as pessoas às vezes não conseguem superá-las  pela via da sobriedade, agredindo seus organismos com os vícios que corrompem e matam física e socialmente.


No ano de 2005 fiquei desolado quando foi descoberto que havia um conluio de árbitros que manipulavam resultados do  Campeonato Brasileiro de Futebol para beneficiar apostadores e participavam da trama criminosamente pela obtenção de partilha da vantagem ilícita obtida. Um ano para ser esquecido no futebol brasileiro.
Pela transparência televisiva, difícil acreditar, porém já aconteceu em campeonato italiano também, então é constatar e superar. Entretanto o futebol continua a encantar  multidões pela sua dupla característica: a gregária por ser coletivo e a infinidade de possibilidades de jogadas, estratégias e táticas que torna cada jogo em autêntico duelo campal.
O homem, revive a cada jogo seus instintos primários municiado pela agressividade e numa solidariedade ensaiada, treinada de múltiplos movimentos a inebriar as plateias que em coro cantam e se divertem. Alegria de muitos, tristeza proporcional em outros tantos que retornam  ao destino a se consolarem com na imprevisibilidade do resultado, como na da vida de contratempos e  perdas inevitáveis, a todo o momento.
Vejo que só a música, inebria multidões como o futebol. Sei que existe  uma gama de esporte ditos nobres. Felizmente cursei uma escola, onde a maioria das matérias tinha a parte  prática. O remo na raia, a natação e o pólo aquático na piscina aquecida, todas na  USP, proporcionou-me momentos mirabolantes em minha vida. O esforço extraordinário aos sábados em que durante 4h, ficava apurando a forma para superar os exercícios da ginástica olímpica nas  aulas, um esforço  recompensador.
Os 30kg que um colega perdeu durante o curso, transformando sua silhueta, que voltou aos 80Kg e todos os conhecimentos. A opção do curso técnico de natação, preterindo o de futebol para não me prender ao esporte que era aficionado, ampliou o espectro da avaliação geral  em minha vida  e trabalhei boa parte dela com a educação física nas unidades onde servi e clubes socio-esportivos. Uma atividade complementar a qual sempre exerci com muito carinho e dedicação.
Hoje assisti, a dois terços do jogo Holanda x Espanha que esta já ganhava por 1 a 0, daí a pouco veio a reação  como quem   disputa uma batalha, os holandeses detonaram os campeões do mundo em 2000 e deram o troco da derrota na final da última copa com cinco gols fantásticos, lindo... lindo... lindo... diria  o ícone dos locutores Osmar Santos.
Ainda bem que temos o esporte, a música,  a arte, a dança, a pesca  e muitas outras atividades de lazer para compensar as vicissitudes da vida. Uma pena que as pessoas às vezes não conseguem superá-las  pela via da sobriedade, agredindo seus organismos com os vícios que corrompem e matam física e socialmente.
Holanda x Espanha um duelo de titãs, apropriado aos aficionados do futebol. Agradeço a Deus por ainda disputar joguinhos entre amigos que toleram as minhas limitações. Incentivo a todos que pratiquem atividade física. Esporte é saúde  e a prática das mais diversas atividade de lazer, também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário