Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quinta-feira, 5 de junho de 2014

RECRUDESCEM OS MANIFESTOS

      Não há como não começar  estas linhas sem pensar em vários ditados, provérbios, etc, entretanto fujo deles. Entendo que embotam nossa criatividade de escrever, mesmo longe de me julgar conhecedor profundo de coisa alguma, a inspiração vem: no coração a palpitação e o embargar da voz é hora de expressarmos nosso pensamento em ato mais comunitário do que literário. Agradeço àqueles que me dão o privilégio do acesso. Espero um dia ter quem utilize este espaço para de forma espontânea interagir.
    Vivemos dias de conturbação na década de 1970. Os cem mil operários reunidos no ABC marcaram; as fotos de políticos atrás de sindicalistas que provocavam os PM para levantarem o cassetete, uma cena esperada por eles e o clique do fotógrafo de plantão.
     Passou o tempo e lá estavam eles no palanque das “Diretas Já”. Tiraram proveito das greves chamadas políticas. Nos primeiros dias de abril assisti por uns 10 minutos a passeata dos sindicalistas, na esquina da Brigadeiro X Paulista e não gostei do que vi. 
     O Centro de São Paulo, em pleno dia de expediente, parado. Muitos dos militantes não apresentavam ânimo de quem soubesse exatamente o que estavam fazendo. Pessoas melhores vestidas faziam de tudo para animá-los, mas lá estavam eles a seguir a carruagem, aleatoriamente. 
     No caso de ontem, em Itaquera, parece que tinha foco definido – moradia e não houve baderna e confronto com autoridades.
   Ao usar o termo recrudescer, o faço mais quanto a realização das manifestações com  violência. É evidente que a proximidade da Copa nos leva a pensar assim, porque não haverá em dia de jogo o espaço que lhes foi dado ontem e a serenidade pode se exaurir à menor fagulha.
  Aos governantes e aos organizadores, melhor que não houvesse manifestações, entretanto o cenário está indicando o contrário. Se pacíficas as manifestações  deixaram a impressão de elevação cultural, porém que não acendam o estopim porque senão vai ficar muito feio para o país, ainda bem que os torcedores do mundo inteiro já foram  alertados da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário