Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ATOS NO LIMITE

Ao humano o domínio de suas reações, aos irracionais a jaula ou o adestramento profissional.


Segue a carruagem com estas infantilidades todas. As bestialidades maiores vem das guerras e de regimes extremistas e  manipuladores.

Indescritível a atitude do atleta de ponta Luis Soares  da seleção uruguaia ao morder o adversário da Itália na peleja de ontem.  Desde 1978 quando conclui o curso de Educação Física, até os dias de hoje pratico futebol e estive envolvido com equipes em nível amador por mais de 30 anos.
Tinha um  dado  que apreciava de jamais ter havido briga generalizada em minha presença,  nem mesmo agressão grave entre atletas. Há pouco mais de um mês, dois jovens se atracaram sem que pudesse intervir a tempo. Depois falei com os dois a proeza deles.
Confesso que houve muito desgaste emocional  sempre. Estar a frente de equipes, sendo o comandante de frações de tropa em torneios de 16, ora 32 equipes como estive, a tensão para conseguir um comportamento adequado dos atletas, ia no limite.
Esta era uma missão assumida ao frequentar o curso, estimular a prática esportiva e a fiz  com todas as minhas forças. Como participava das equipes somente como orientador, tinha o trabalho facilitado e sempre contive a turma.
O que vimos ontem, foge ao imaginável. Entre os competidores em lutas, vez ou outra acontece pelo  o sangue quente e a ânsia de se livrar do  oponente. Tivemos a mordida do Emerson no argentino do Boca na final da Libertadores, porém o adversário levou a mão na boca do brasileiro. Ontem não, Soares fez um esforço grande para cravar a mordida.
As consequências pouco importam, o mais interessante é decifrar a reação do indivíduo em situação limite. Ele tem renome internacional, é importantíssimo para o seu grupo e não conseguiu se conter e o que é pior, foi informado, não é a primeira vez.
Com todas as câmeras a filmá-lo, foi ridículo. Como esportista lamento esta forma canibal de desestabilizar o adversário. Creio que será  punido pelo ato antidesportivo. Ao humano cabe o domínio de suas reações, aos irracionais a jaula ou o adestramento profissional.
Infelizmente, todo conhecimento científico de que dispomos não faz com que nos aproximemos do ideal viver. Segue a carruagem com estas infantilidades todas. As bestialidades vem das guerras e de regimes extremistas e manipuladores. 
harmonia, longe está. Há que se revolver o que de mais profundo há em nós para um existir ativo e equilibrado. Uma mentalização tão profunda que nos coloque ininterruptamente a meditar: quem sou, para que existo, onde está a minha felicidade e a do outro. A reação mais reconfortante seria – devo amá-lo incondicionalmente. Difícil não? É Inquestionável que:  “o amor resume todas as virtudes”. Bom dia leitores.
Lembrete:
Teve aí um pequeno intervalo nas postagens, melhorei o equipamento e tento melhorar a mim também. Interaja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário