Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

segunda-feira, 30 de junho de 2014

ALTIVEZ E SOBRIEDADE

Assisti a programa esportivo em que  os apresentadores desceram a lenha no chororô da maioria dos  jogadores!

Palavras são palavras, entretanto os conceitos que elas expressão: não! Deve haver a inculturação deles, pois a vida é bela, porém árdua e todos a queremos longa.

Não vou fugir do que disse ontem sobre os personagens: Felipão e Júlio César. Em síntese que o primeiro acertou em convocá-lo e o segundo deu a volta por cima. Também já disse que ainda pratico futebol e adoro esportes, desde os individuais aos coletivos por isso me formei em Educação Física.
Assisti a programa esportivo em que  os apresentadores desceram a lenha no chororô da maioria dos  jogadores que viram aos prantos desde que começou a competição, entretanto como ligo a televisão ao começar a partida, não vi estas reações e tanto choro assim, mas citaram  as lágrimas do Neymar e  do capitão na partida inicial e de vários, antes de bater os penais que também constatei.
Confesso que o estado de torpor de Júlio Cesar me preocupou, pois ele poderia travar ou seja se desligar de tudo e ter uma reação patética que pusesse as coisas a perder. Ao contrário toda emoção potenciou suas energias de forma que foi preciso e defendeu milagrosamente dois tiros de curta distância: um relativamente fácil,  o outro não, dificílima a ação.
Há mais de 15 anos elegi algumas palavras referenciais em minha vida. Elas constam da minha mensagem , no Guia Rotário, aos companheiros do Rotary Club de   Catanduva Norte, quando assumi a presidência dele pela segunda vez,  em 2010/2011: seja o Rotary instrumento para buscarmos a plenitude de uma vida com: amor, honestidade, transparência, resignação, coragem, gratidão e alegria.
Cada uma delas expressa conceito amplo e  forte, difícil de serem alcançados nesta vida, porém torna diferente, muito diferente quem as pratica e poderíamos dizer, em síntese que os compêndios mais aprofundados da humanidade está eivado delas: nos Evangelhos;  as Cartas a Asharam, Guita  e as vidas dos nossos referencias maiores maiores.
Ser altivo com certeza não está na moda entre nós, se confunde com esnobe, indiferente e hoje conta mesmo é o “popular”. Da sobriedade se fala muito nos centros de recuperação aos vícios das drogas pesadas e também do fumo e do álcool. Um viver ao nível racional dispensa drogas, somos humanos. Temos infinitos  recursos para vivermos sem vícios e nos dobrarmos a paixões pueris como é a do futebol; a do automobilismo pior ainda. Esporte é um passar  de tempo saudável, nada mais além disso. Há o vetor dinheiro infelizmente, mas ele não foi idealizado em função disso.
Palavras são palavras, entretanto os conceitos que elas expressão: não! Deve haver a inculturação deles, pois a vida é bela, porém árdua e todos a queremos longa.  No caso do chororô dos jovens atletas, assim como da mordida do Suárez, mesmo no caso do abrigo do Felipão, em  pleno sol quente por superstição, é aconselhável uma boa equipe de psicólogos porque nos próximos 3 jogos a tensão vai aumentar.   
“Deixo como referencial que a matriarca dos Kenedy  jamais chorou em público, apesar das tragédias em sua família”

Nenhum comentário:

Postar um comentário