Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

domingo, 6 de julho de 2014

CADÊ O FULECO

O mascote da Fifa para a Copa de 2014!


Acontece que o símbolo  foi alvo de depreciação por  confundir com  fuleiro e furreca que são termos negativos e  fulecar que popularmente é perder  dinheiro em jogatina.


O “Fuleco” nome com o qual foi batizado o mascote da Fifa para a Copa de 2014 não pegou. Resultado de FUteboL e ECOlogia – (FULECO) , tem como símbolo o tatu-bola, existente na caatinga sertaneja e  está ameçado  de extinção. Também referente ao tema temos as expressões – AMIJUBI (amizade e júbilo) e ZUZECO  (azul e ecologia) que concorreram pelo site da Fifa, sendo vencedor o primeiro.
Acontece que o símbolo  foi alvo de depreciação por  confundir com  fuleiro e furreca que são termos negativos e  fulecar que popularmente é perder  dinheiro em jogatina. Daí que não adiantou todo empenho inicial do craque  Ronaldo,  enquanto estava de bem com a organização que a imagem do simpático tatuzinho foi depreciada por parte da imprensa internacional.
Sem discriminação  de qualquer de espécie, sinto que  o tatu tradicionalmente não é  um animal  da graça popular, sendo que  no repertório musical encontramos vários hinos exaltando aves  e animais  como a Siriema:
Oh! Siriema do Mato Grosso; Teu cato triste me faz lembrar;  Daqueles tempos que eu viajava;Tenho saudade do teu cantar. Siriema de   Tonico e Tinoco.  
Inté mesmo a asa branca; Bateu asas do sertão "Intonce" eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração "Intonce" eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração. Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Depois de tudo feito é fácil falar, então apenas registro que o FULECO não pegou e como garoto de vida campesina paulista, afirmo que  nada tenho contra os tatus, porém se o símbolo fosse ligado ao repertório musical, certamente  todos estariam cantando a canção representativa dele e quer mais ecológica do que  a questão das aves e do sertão nordestino..

Deixo a você leitor amigo os versos destas duas músicas, de sucesso nacional,  fazendo jus ao título do blog  e em homenagem  a todos os poetas que acalentam nossas almas com a mais enlevada inspiração. Bom domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário