Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 4 de julho de 2014

SALVAR A PELE

O difícil mesmo é saber até onde vai e quais os valores a cultuar.

Os conselhos populares irão para o espaço, ela  também irá ou não, vai depender dos duzentos milhões de brasileiros! Que haja um pleito que contemple   o espírito daqueles  que derrubaram o Muro de Berlim; e por aqui,  a todos que derramaram seu sangue pela democracia em nosso país, por exemplo: O Soldado Constitucionalista.


Na verdade  a liderança eflui do interior do indivíduo como um dom natural e o faz participar do que puder enquanto suas forças assim permitir. O difícil mesmo é saber até onde vai e quais os valores a cultuar.
Na política, as máximas que norteiam as decisões são indecifráveis ao leigo. Uma delas a da perpetuação no poder, mesmo no nível inferior isso se dá. Veja as alterações de estatutos de clubes e entidades,até nas socias e beneficentes, descuidou aparece um monarca que se possível fica até a morte; há exceções, felizmente.
O espírito de liderança é positivo para  o humano, leva-o a ascensão social, entretanto a saga da perpetuação no poder contraria fundamentalmente a essência da democracia. Aí, a turma do momento nega a origem dos valores da pátria e se agarra na primeira iniciativa viável. Boa mesmo é a  dos marqueteiros que são pagos para isso e não irão cobrar depois pela sugestão, recebem o nosso dinheiro ao vivo  na boca do caixa.
Assim, após o susto de ver as abóbodas das casas de lei tomadas por populares, várias iniciativas se deram e até foram concluídas: voto aberto no parlamento em caso de julgamentos dos pares, aprovado;   a famigerada Proposta de Emenda Constitucional, PEC-37,  que inibia a ação do Ministério Público foi votada às pressas, derrubada. Projetos de interesse do povo que teriam fins diversos. Pasmem, queriam  de toda forma e a toque de caixa propor  uma reforma política que o TSE, entendeu inviável pela exiguidade de tempo.
Objetivavam na verdade é salvar a própria pele! O chororô dos jogadores ícones no mundo, não é normal. Eles estão sob  pressão, ganhar ou ganhar. Acorda Alice!
Ora o que fazer para me manter? Aquela ideia dos conselhos populares, as bases vão gostar, não? Dará voto! É assim que funciona. Leis e mais leis, uma mudança atrás da outra.  Toda iniciativa de afogadilho tende a consequências desastrosas, mas  a dos conselhos populares é velha nos países comunistas. Então em 1879 , muitos derramaram seu sangue para que  prevalecessem os conceitos democráticos propostos pelos iluministas, eles Doutores e com juízo no lugar. De lá para cá outras lutas, inclusive a de 31 de março de 1964 e passados 50 anos, vem as mesmas catilinárias de quem ergue obstáculos para separar irmãos. Os radicais.
A líder maior deste país dá a entender que vai além de seu “Mentor”. Ele onipresente, onipotente, onisciente   e de sapiência magnânima. Ela parece como diria o caipira: tomou muito chá de “comigo ninguém pode”. Veremos. Os conselhos populares irão para o espaço, ela  também irá ou não, vai depender dos duzentos milhões de brasileiros! Que haja um pleito que contemple   o espírito daqueles  que derrubaram o Muro de Berlim; e por aqui,  a todos que derramaram seu sangue pela democracia em nosso país, por exemplo: O Soldado Constitucionalista. Até 3 de outubro, ganhando ou perdendo a Copa. Viva a democracia, abaixo os radicais, corruptos e corruptores!
Plagiando, em parte  o escritor Lusitano, em conhecidíssimo  verso: cessem tudo que a “atual Musa”   canta que valores mais alto se alevantam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário