Na Trincheira do Poeta

Na Trincheira do Poeta

sexta-feira, 25 de abril de 2014

AULA DE CIVILIDADE



O TEXTO DIZ POR SI!

Pensamento de hoje: 

"Acredito por que tenho fé e esperança porque luto". anônimo.

        Tive a grata surpresa de participar de uma verdadeira aula de civilidade, no dia de ontem, pois ao som da banda musical do Comando de Policiamento do Interior – 5, não pela presença dela, mas sim pelo calor humano que  envolveu a solenidades do começo ao fim.
Após formação da mesa e execução do Hino Nacional Brasileiro, seguiu a homenagem a quatro policiais por serviço operacional de destaque.  Em sequência: vários policias foram citados e receberam comenda por bons serviços nas mais diversas atividades ao longo do ano; vários  civis que foram distinguidos como amigos do 30BPMI e por fim os Coronéis, Audi, Rui, Vandelerlei  e Colucci, receberam um adorno de mesa no qual estava escrito: Comandante. Os demais foram convidados, entretanto por problemas pessoais diversos não compareceram.
        Às homenagens, seguiu a fala dos componentes da mesa e ao final a leitura do boletim alusivo a data pelo Comandante  da Unidade, havendo recepção com almoço em seguida, no espaço Gê-Vera.
         A noite, o coroar na Câmara Municipal de Catanduva, sendo distinguidos vários policiais por relevantes serviços, enquanto  o Major PM  Marcos Aparecido Simões Lima, Comandante Interino do 30BPMI e o Coronel  PM Azor Lopes da Silva Júnior Comandante do CPI-5, foram agraciados com o Título de Cidadão Catanduvense.
         As homenagens foram entremeadas com músicas especiais que marcaram época, executadas pela Banda, sendo visível na plateia o acalento sentido no momento de suas execuções.
Como de praxe, foram lidas as motivações dos títulos pelos Vereadores  Ari ao Major Marcos e Vado ao Coronel Azor. Após as outorgas várias pessoas usaram a tribuna, chamando a atenção as falas dos Juizes de Direito da 1ª. Vara Criminal de Catanduva Antonio Carlos Pinheiro de Freitas;  e do Juiz de Direito  da 2ª. Vara Criminial Alceu Corrêa Júnior.
O primeiro além de falar da integração do trabalho da Justiça e da Polícia Militar, ainda citou nominalmente mais de dez policiais na platéia, em menções elogiosas. O  Dr Alceu ressaltou o valor dos Núcleos de Mediação  de Conflitos e constatou que entre os juízes, somente a juíza que estava de licença maternidade não compareceu às solenidades, somando seis os presentes, de manhã e a tarde, destacando-o Dr JOSÉ ROBERTO LOPES FERNANDES, Juiz da 2a. Vara Cível que fez parte da mesa e o Promotor  Titular da 2a. Promotoria de justiça de Novo Horizonte Dr André Gândagara Orlando.
 Entre os militares, além dos homenageados, chamou a atenção ao falar o Ten Cel Lamin que descontraído, brincou com as pessoas e disse coisa séria, ao citar mandamento bíblico e confesssar que pede a proteção divina a sua tropa, registrando que durante todo estes últimos tempos sombrios de ataques a Policiais Militares, inexistiu uma só ameaça em toda área ao efetivo e seus familiares na nossa região.
Digo depois do que vi no dia 11 último, no Congresso Internacional –  Repensando o Direito a Segurança Pública, ainda, haver um forte sentimento que desta vez a discussão sobre ciclo completo de polícia ou polícia única será para valer.
Espero que profundas reformas sejam feitas na política a partir de 3 de outubro; e que  por outros agentes se dê esta discussão, uma vez que os atuais não a fizeram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário